A COMÉDIA E O FREE SPEECH COMO PEDAGOGIAS DO TEMPO PRESENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17115

Palavras-chave:

Free Speech. Comédia. Pedagogias do Presente.

Resumo

Esse artigo analisa como o aparecimento meteórico de comediantes de stand up reinterpretam o free speech (liberdade de expressão) na última década. Os quais passam a transitar em diferentes espaços midiáticos como palcos, teatros, programas televisivos, redes sociais, serviços de assinatura streaming se associando ao humor acrítico e dirigido à comercialização de produtos e serviços indicados em suas plataformas virtuais. Ao colocarem em evidência o estrelato individual e o consumo, esses comediantes assumem o que  Camozzato (2014) define como pedagogia do tempo presente, ao ensinarem modos específicos de constituição de sujeitos, os quais priorizam o empreendedorismo na comédia e o consumo como formas de vida desejáveis. A pesquisa adota como metodologia, a etnografia de tela descrita por Balestrin e Soares (2017), a qual agrega técnicas utilizadas pela antropologia clássica à análise de imagens produzidas em áudio e vídeo no campo de cultura e da educação. E utiliza como material empírico, o episódio “Chelsea e o Racismo” que integra a série norte-americana Chelsea Does, disponível desde seu lançamento em 2016 na plataforma Netflix. Os resultados apontam para o emprego da comédia do gênero free speech como campo para produção de subjetividades do tempo presente.

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Biografia do Autor

Michele Doris Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação. Professora de Sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Veranópolis. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-2281-6120.

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Publicado

2024-11-28

Como Citar

Castro, M. D. (2024). A COMÉDIA E O FREE SPEECH COMO PEDAGOGIAS DO TEMPO PRESENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 7487–7101. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17115