REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Bruno de Souza Montes Moreira Centro Universitário Redentor
  • Diogo de Souza Vargas Centro Universitário Redentor

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16893

Palavras-chave:

Representações Sociais. Inclusão Escolar. Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

Este artigo buscou, por meio da técnica das Representações Sociais, compreender e desdobrar os significados de uma equipe escolar regular do município de Itaperuna/RJ quanto ao método de inclusão de alunos com TEA, revelando as contribuições e os desafios na ocorrência do processo de inclusão. Participaram do estudo 11 funcionários, sendo: 04 mediadores, 03 professores e 04 profissionais de apoio escolar, e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados nas falas dos entrevistados evidenciaram a influência de paradigmas contrastantes, ora excludentes, ora inclusivos, enquanto no processo de escolarização desse público, destacando a coexistência de práticas medicalizantes e representações fortemente ancoradas no saber médico. Conclui-se que há necessidade de posturas que enfrentem a naturalização das práticas evidenciadas, de modo a contribuir efetivamente para a responsabilização da equipe escolar como um todo no processo de escolarização do aluno com TEA, conforme previsto nas normativas vigentes.

Biografia do Autor

Bruno de Souza Montes Moreira, Centro Universitário Redentor

Graduando em Psicologia no Centro Universitário Redentor/Afya.

Diogo de Souza Vargas, Centro Universitário Redentor

Doutor em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, Professor Doutor no Centro Universitário Redentor/Afya.

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Publicado

2024-11-22

Como Citar

Moreira, B. de S. M., & Vargas, D. de S. (2024). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 5084–5100. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16893