REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16893Palavras-chave:
Representações Sociais. Inclusão Escolar. Transtorno do Espectro Autista.Resumo
Este artigo buscou, por meio da técnica das Representações Sociais, compreender e desdobrar os significados de uma equipe escolar regular do município de Itaperuna/RJ quanto ao método de inclusão de alunos com TEA, revelando as contribuições e os desafios na ocorrência do processo de inclusão. Participaram do estudo 11 funcionários, sendo: 04 mediadores, 03 professores e 04 profissionais de apoio escolar, e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados nas falas dos entrevistados evidenciaram a influência de paradigmas contrastantes, ora excludentes, ora inclusivos, enquanto no processo de escolarização desse público, destacando a coexistência de práticas medicalizantes e representações fortemente ancoradas no saber médico. Conclui-se que há necessidade de posturas que enfrentem a naturalização das práticas evidenciadas, de modo a contribuir efetivamente para a responsabilização da equipe escolar como um todo no processo de escolarização do aluno com TEA, conforme previsto nas normativas vigentes.
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