REABILITAÇÃO CARDÍACA DE PACIENTES COM VALVOPATIA: BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA NO PÓS-CIRÚRGICO

Autores

  • Livea Pinho Moraes Universidade Nilton Lins
  • Leigiane Alves Cardoso Universidade Nilton Lins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16883

Palavras-chave:

Valvopatias. Fisioterapia. Reabilitação Cardíaca. Pós-operatório.

Resumo

As doenças cardiovasculares ocasionam inúmeros óbitos no mundo e a cirurgia apresenta-se como uma alternativa eficaz para o tratamento dessas doenças, no entanto, por ser complexa, acarreta complicações. Partindo deste princípio, a intervenção fisioterapêutica apresenta benefícios no tratamento destes pacientes,  além disso, este artigo traz como temática: Reabilitação Cardíaca de Pacientes com Valvopatias: Benefícios da fisioterapia no pós-cirúrgico. Este estudo teve por objetivo mostrar os efeitos da fisioterapia na reabilitação pós-cirúrgica de pacientes com valvopatia. Através da Revisão de Literatura qualitativa de publicações em livros e meios eletrônicos das bases de dados Google Acadêmico, Scientific Eletronic Library (Scielo), Pubmed, Literatura Latino-Americana em Ciências e Saúde (LILACS), publicado nos anos de 2014 a 2024. Todos os artigos incluídos na pesquisa apresentaram as contribuições da fisioterapia no pós-operatório da cirurgia cardíaca e a relevância do acompanhamento fisioterapêutico. De acordo com a revisão de literatura a influência fisioterapêutica apresentou resultados positivos quanto a recuperação do pós-operatório cardíaco, proporcionando maior rapidez na recuperação cirúrgica e no retorno do paciente às atividades do cotidiano.

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Biografia do Autor

Livea Pinho Moraes, Universidade Nilton Lins

Discente. Universidade Nilton Lins. 

Leigiane Alves Cardoso, Universidade Nilton Lins

Mestra em educação e saúde. Professora na Universidade Nilton Lins. 

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Publicado

2024-11-21

Como Citar

Moraes, L. P., & Cardoso, L. A. (2024). REABILITAÇÃO CARDÍACA DE PACIENTES COM VALVOPATIA: BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA NO PÓS-CIRÚRGICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 4969–4982. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16883