RELAÇÃO ENTRE TRAUMA NA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DO TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BODERLINE: PERSPECTIVAS MORFOFISIOLÓGICAS E EPIGENÉTICAS

Autores

  • Eduarda Liduario de Barros Vargas UNIPTAN
  • Victor Furtado Ribeiro UNIPTAN
  • Ana Catarina de Almeida Pinho Lara UNIPTAN
  • Larissa Mirelle de Oliveira Pereira UNIPTAN

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16878

Palavras-chave:

Eixo HHA. Mecanismos Epgenéticos. Neuroplasticidade. Trauma Infantil. Transtorno de Personalidade Boderline.

Resumo

O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é caracterizado por labilidade emocional, distorções na autoimagem e um senso persistente de vazio. A dificuldade em regular respostas emocionais intensas, agravada pelo medo do abandono, contribui para conflitos interpessoais e déficits em várias esferas da vida. O trauma durante a infância é identificado como o principal elemento ambiental associado ao TPB. Estudos revelam que, entre os indivíduos diagnosticados com esse transtorno, de 30% a 90% experienciaram algum tipo de abuso ou negligência durante sua fase infantil. A relação entre trauma infantil e TPB é complexa, com traumas funcionando como gatilhos para características do transtorno. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo explorar as implicações clínicas, neurológicas e epigenéticas dessa relação, destacando sua etiologia multifacetada, abrangendo mecanismos morfofisiológicos e epigenéticos associados ao trauma infantil como fator de risco para o TPB, contribuindo para uma compreensão mais profunda e informada dessa condição complexa. Desse modo, realizou-se uma revisão sistemática da literatura levado em conta os últimos 26 anos. A pesquisa ocorreu nas nas bases de dados da SCIELO, Google Acadêmico, PubMED e Science.gov, resultando em 839 artigos, dos quais 55, selecionados por critérios de inclusão, serviram de base para este estudo. Ao finalizar a revisão, constatou-se uma correlação significativa entre traumas na infância e o desenvolvimento do TPB. A interconexão entre fatores biológicos, genéticos e ambientais destaca a necessidade contínua de investigação e compreensão aprofundada desses elementos para informar abordagens terapêuticas e intervenções eficazes no contexto do TPB.

Biografia do Autor

Eduarda Liduario de Barros Vargas, UNIPTAN

Estudante de medicina pela Universidade Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN).

Victor Furtado Ribeiro, UNIPTAN

Estudante de medicina pela Universidade Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN).

Ana Catarina de Almeida Pinho Lara, UNIPTAN

Orientadora. Médica Psiquiatra CRM MG 55473/ RQE 38410 Psiquiatra da infância e adolescência RQE 41123 São João Del Rei / MG. Professora na Universidade Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN). 

Larissa Mirelle de Oliveira Pereira, UNIPTAN

Coorientadora. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2008), Doutora em física e química de materiais. Atualmente é Professora no Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN).

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Publicado

2024-11-22

Como Citar

Vargas, E. L. de B., Ribeiro, V. F., Lara, A. C. de A. P., & Pereira, L. M. de O. (2024). RELAÇÃO ENTRE TRAUMA NA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DO TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BODERLINE: PERSPECTIVAS MORFOFISIOLÓGICAS E EPIGENÉTICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 5366–5390. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16878