RELÍQUIAS DA NAÇÃO: IMPACTOS SOBRE A EXPORTAÇÃO ILEGAL DE ARTEFATOS NACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16628

Palavras-chave:

Relíquias nacionais. Exportações ilegais. Legislações.

Resumo

A exportação ilegal de fósseis no Ceará, especialmente na Bacia do Araripe, representa um problema crescente que envolve o tráfico de patrimônio paleontológico de valor inestimável. O objetivo geral deste trabalho é analisar as práticas ilegais de extração e exportação de fósseis e identificar as lacunas na fiscalização. Os objetivos específicos incluem a análise da legislação vigente, a avaliação da atuação do Estado e a compreensão das consequências do tráfico de fósseis. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa documental, e uma análise da legislação, com ênfase na Lei de Proteção ao Patrimônio Paleontológico. O problema de pesquisa aborda a eficácia das medidas de proteção e fiscalização do patrimônio paleontológico no Ceará. Os resultados alcançados demonstram que, apesar da existência de legislações específicas, a fiscalização é insuficiente, resultando na perda de fósseis valiosos e na degradação do patrimônio. A conclusão aponta para a necessidade urgente de implementar políticas públicas mais robustas e de aumentar a conscientização sobre a importância da preservação desse patrimônio, visando coibir a exportação ilegal de fósseis e proteger a riqueza paleontológica do Brasil.

Biografia do Autor

Gisele Possato, Fatec Zona Leste

Faculdade de Tecnologia da Zona Leste. 6° Semestre em Superior Tecnólogo em Comércio Exterior. Faculdade de Tecnologia da Zona Leste.

Kayky Fonseca da Silva, Faculdade de Tecnologia da Zona Leste

Faculdade de Tecnologia da Zona Leste. 6° Semestre em Superior Tecnólogo em Comércio Exterior. Faculdade de Tecnologia da Zona Leste.

Ali Antônio Abrão Junior, Faculdade de Tecnologia Zona Leste

Graduação em Direito, Especialista em  Direito  Público  com  ênfase  em  Gestão  Pública e Direito Empresarial,  Docente  da  Faculdade  de  Tecnologia  de Itaquaquecetuba e Faculdade de Tecnologia Zona Leste–FATEC.

Downloads

Publicado

2024-11-11

Como Citar

Possato, G., Silva, K. F. da, & Abrão Junior, A. A. (2024). RELÍQUIAS DA NAÇÃO: IMPACTOS SOBRE A EXPORTAÇÃO ILEGAL DE ARTEFATOS NACIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 2164–2178. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16628