INCIDÊNCIA DE CÁLCULO RENAIS E A INVESTIGAÇÃO METABÓLICA EM ESTUDANTES DE UMA FACULDADE DO OESTE DO PARANÁ

Autores

  • Danilo Aki Mansano Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz
  • Vanessa Schnekenberg Martins Uscocovich Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16626

Palavras-chave:

Nefrolitíase. Investigação metabólica. Cólica renal.

Resumo

A nefrolitíase apresenta uma elevada prevalência em todo o mundo, e no Brasil, essa realidade não é diferente. Por ser uma doença de causas multifatoriais, a realização de uma investigação metabólica torna-se crucial para estabelecer o tratamento clínico apropriado e prevenir futuras recorrências, que são muito comuns. É relevante observar que, em muitos casos essa análise metabólica não ocorre o que prejudica o tratamento a longo prazo dos cálculos renais, impedindo a prevenção, além de causar prejuízos econômicos ao sistema de saúde. Esse artigo tem como objetivo realizar o levantamento de dados sobre a investigação metabólica em acadêmicos de medicina de uma universidade particular do município de Cascavel-PR. Com isso espera-se que os dados indiquem a insuficiência do conhecimento da importância da investigação metabólica.

Biografia do Autor

Danilo Aki Mansano, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Docente de medicina do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz. Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde pela Faculdade Pequeno Príncipe. 

Vanessa Schnekenberg Martins Uscocovich, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Discente de medicina do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

Downloads

Publicado

2024-11-08

Como Citar

Mansano, D. A., & Uscocovich, V. S. M. (2024). INCIDÊNCIA DE CÁLCULO RENAIS E A INVESTIGAÇÃO METABÓLICA EM ESTUDANTES DE UMA FACULDADE DO OESTE DO PARANÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 1763–1768. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16626