AUTISMO: IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE

Autores

  • Telma Bete de Sousa UNINQ
  • Fernanda de Almeida UNINQ
  • Marcia Guaraciara de Souza Borba UNINQ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16606

Palavras-chave:

Autismo. Diagnóstico precoce. Interação social.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) permanece com sua causa não totalmente definida, impactando o desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida. O espectro de manifestações clínicas é amplo, incluindo frequentemente desafios na comunicação verbal e não verbal, bem como na interação social. A detecção antecipada é crucial no contexto do TEA, pois permite a implementação de intervenções precoces. Este estudo visa elucidar como o reconhecimento antecipado do TEA em crianças pode facilitar seu desenvolvimento e sua capacidade de interação social. A metodologia adotada envolveu uma revisão integrativa da literatura, utilizando como fontes algumas bibliotecas digitais reconhecidas, incluindo o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), a biblioteca nacional em saúde (BVS), o portal de periódicos da Capes e a Scientific Electronic Library Online (SciELO), priorizando trabalhos em português e inglês publicados nos últimos dez anos. Embora os estudos selecionados destaquem a relevância do diagnóstico precoce do TEA, observa-se uma escassez de pesquisas sobre o tema no Brasil. A revisão conduzida aponta para significativas lacunas no conhecimento, sublinhando a necessidade de avanços na obtenção de diagnósticos precoces que possam levar a tratamentos mais efetivos. A busca por diagnóstico e tratamento precoce do TEA ainda enfrenta obstáculos, necessitando de maior atenção e pesquisa.

Biografia do Autor

Telma Bete de Sousa, UNINQ

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UNIFRAN Universidade de Franca e Especialista em Educação Infantil pela UNIFRAN, mestranda em Educação Especial da University UNINQ.

Fernanda de Almeida, UNINQ

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela, especialista em Alfabetização, Letramento e Inclusão Escolar, mestranda em Educação Especial da University UNINQ.

Marcia Guaraciara de Souza Borba, UNINQ

Mestranda em Intervenção em Dificuldades de Aprendizado da University UNINQ, Orientadora do curso Master em Intervenção em Dificuldades de Aprendizado da University UNINQ. 

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

Sousa, T. B. de, Almeida, F. de, & Borba, M. G. S. (2024). AUTISMO: IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 3803–3813. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16606