PENECTOMIA ASSOCIADA COM URETROSTOMIA NA REGIÃO PERINEAL EM NOVILHO: RELATO DE CASO

Autores

  • Gabriel Oliveira Ortolane UNINASSAU
  • Kleberson Conrado de Araújo UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16567

Palavras-chave:

Bovino. Micção. Obstrução. Uretrostomia.

Resumo

A obstrução uretral em bovinos é uma realidade comum no mundo, porém não é uma casuística que é tratada facilmente com medicação a obtenção cirúrgica na maioria dos casos se torna mais viável para salvar o animal acometido. O presente relato tem como objetivo de descrever um caso de um novilho com problemas de micção devido a uma obstrução uretral na qual foi submetido a operação cirúrgica de penectomia associada com uretrostomia na região perineal. A uretrostomia é um procedimento que desvia o pênis, consequentemente, a uretra, para que o animal realize a micção. Este procedimento visa o alivio do animal, que não irá mais apresentar liquido na região perineal devido o desvio. O paciente estava com capacidade de locomoção reduzida, desconforto abdominal e redução de peso. Após cirurgia já foi observado que o animal realizou a micção e que com tratamento de antiflamatório e antibioterapia ao decorrer dos dias o animal estava totalmente curado.

Biografia do Autor

Gabriel Oliveira Ortolane, UNINASSAU

Cursando Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU- Cacoal/RO. 

Kleberson Conrado de Araújo, UNINASSAU

Mestre em Produção Animal, pelo programa de mestrado profissional em produção animal da Universidade Brasil UNICASTELO -  Descalvado/SP. Graduado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Biomédicas Cacoal/RO. Graduado em Tecnologia em Zootecnia pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica em Mato Grosso. Professor do Centro Maurício de Nassau – UNINASSAU - Cacoal/RO.

Downloads

Publicado

2024-11-06

Como Citar

Ortolane, G. O., & Araújo, K. C. de. (2024). PENECTOMIA ASSOCIADA COM URETROSTOMIA NA REGIÃO PERINEAL EM NOVILHO: RELATO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 1213–1219. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16567