TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO

Autores

  • Gisela Paula Faitanin Boechat Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Antonio Pinheiro de Rezende Must University
  • Armstrong Pereira de Almeida ULDV
  • Cleberson Cordeiro de Moura Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Cleide Bispo Oliveira Nicolini Faculdade do Noroeste de Minas
  • Dandara Pianissola Barbosa Centro Universitário Faveni
  • Maria Cleonice Santos de Melo Penha World University Ecumenical
  • Rosimere de Oliveira Nalli Caliman UFLA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16431

Palavras-chave:

Tecnologias assistivas. Inclusão escolar. Autismo. Educação especial, Inovação educacional.

Resumo

Este estudo examina a aplicação de tecnologias assistivas na inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A meta principal foi analisar o efeito dessas tecnologias na educação inclusiva, limitando obstáculos e possíveis cenários futuros. A técnica utilizada foi uma revisão bibliográfica sistemática, com foco qualitativo, recorrendo a bases de dados acadêmicos e dando prioridade às publicações brasileiras dos últimos dez anos. A pesquisa analisou diversas categorias de tecnologias assistivas, abrangendo sistemas de comunicação alternativos e ampliados, programas de educação adaptados e aparelhos de ajuda sensorial. Os resultados apresentados que essas ferramentas têm potencial para aprimorar consideravelmente a comunicação, interação social e rendimento escolar de estudantes com TEA, se aplicados corretamente . Contudo, obstáculos como a ausência de capacitação dos professores, restrições de recursos e exigência de personalização foram identificados como obstáculos específicos. O estudo também expõe uma deficiência em pesquisas longitudinais sobre o impacto dessas tecnologias a longo prazo. Foi estabelecido que as tecnologias assistivas possuem um potencial revolucionário na inclusão escolar de crianças com autismo, contudo, sua efetividade requer uma estratégia integrada que leve em conta elementos pedagógicos, sociais e políticos. A pesquisa destaca a importância de investimentos em capacitação profissional, infraestrutura tecnológica e estudos futuros para progresso na construção de ambientes educacionais genuinamente inclusivos.

Biografia do Autor

Gisela Paula Faitanin Boechat, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Antonio Pinheiro de Rezende, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Armstrong Pereira de Almeida, ULDV

Mestrando em Ciências da Educação, Universidade Leonardo da Vinci  (ULDV).

Cleberson Cordeiro de Moura, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Cleide Bispo Oliveira Nicolini, Faculdade do Noroeste de Minas

Especialista em Alfabetização e Letramento, Faculdade do Noroeste de Minas (FINON).

Dandara Pianissola Barbosa, Centro Universitário Faveni

Especialista em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar, Centro Universitário Faveni.

Maria Cleonice Santos de Melo Penha, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação, World University Ecumenical.

Rosimere de Oliveira Nalli Caliman, UFLA

Especialista em Matemática e Estatística, Universidade Federal e Lavras (UFLA).

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Publicado

2024-10-25

Como Citar

Boechat, G. P. F., Rezende, A. P. de, Almeida, A. P. de, Moura, C. C. de, Nicolini, C. B. O., Barbosa, D. P., … Caliman, R. de O. N. (2024). TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 4547–4563. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16431