A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Autores

  • Luciana Marinho Soares Gonçalves Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Cleberson Cordeiro de Moura Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Gisela Paula Faitanin Boechat Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Kaiqui Rezende da Rocha Centro Unversitário Claretiano
  • Márcio Rosário da Silva UNEATLANTICO
  • Maysara Maracy Côgo Lessa Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegre
  • Nilande Mendes Barbosa e Costa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Renata Bellotti Vargas Almeida Faculdade São Camilo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16430

Palavras-chave:

Formação de Professores. Autismo. Educação Inclusiva. Políticas Públicas. Práticas Pedagógicas.

Resumo

Este estudo examina os obstáculos e possibilidades na capacitação de docentes para a integração de estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no sistema de ensino convencional do Brasil. A meta principal foi identificar as deficiências nos programas de capacitação de professores, analisar práticas de inclusão bem-sucedidas e sugestões táticas para melhorar a formação dos educadores. A técnica empregada consiste em uma revisão bibliográfica sistemática, de caráter qualitativo, abrangendo a avaliação de livros, artigos científicos, teses e documentos oficiais. A pesquisa foi conduzida em bases de dados acadêmicos, bibliotecas online e repositórios de instituições. Os resultados demonstraram que, mesmo com o progresso nas políticas públicas direcionadas à inclusão , a execução dessas políticas ainda encontra obstáculos consideráveis, principalmente na capacitação dos docentes. Detectou-se um hiato entre as políticas de inclusão e a prática cotidiana nas salas de aula, destacando a demanda por um treinamento docente mais aprofundado sobre o autismo. O estudo evidenciou a relevância de uma metodologia que combina saberes teóricos com táticas de ensino , além da exigência de uma cooperação multidisciplinar na capacitação de docentes. Também se destacou a importância das tecnologias assistivas e recursos digitais na educação de estudantes com TEA. A conclusão é que é preciso reformular os programas de capacitação de docentes, tanto no início quanto no contínuo, para melhor prepará-los para os desafios da inclusão de estudantes com autismo. Também se destaca a relevância de políticas públicas que proporcionam recursos e apoio adequados para uma implementação eficaz da educação inclusiva.

Biografia do Autor

Luciana Marinho Soares Gonçalves, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Cleberson Cordeiro de Moura, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Gisela Paula Faitanin Boechat, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Kaiqui Rezende da Rocha, Centro Unversitário Claretiano

Especialista em Educação Especial e Inclusiva, Centro Unversitário Claretiano.

Márcio Rosário da Silva, UNEATLANTICO

Mestrando em Educação - Formação de Professores, Universidade del Atlántico (UNEATLANTICO)

Maysara Maracy Côgo Lessa, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegre

Especialista em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegre (FAFIA)

Nilande Mendes Barbosa e Costa, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Renata Bellotti Vargas Almeida, Faculdade São Camilo

Especialista em Educação Infantil, Faculdade São Camilo (FAFI).

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Publicado

2024-10-25

Como Citar

Gonçalves, L. M. S., Moura, C. C. de, Boechat, G. P. F., Rocha, K. R. da, Silva, M. R. da, Lessa, M. M. C., … Almeida, R. B. V. (2024). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 4484–4500. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16430