DA TEORIA À PRÁTICA: A INFLUÊNCIA DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE PROPRIEDADES COLIGATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16423Palavras-chave:
Experimentação. Ensino de Química. Propriedades Coligativas.Resumo
O ensino tradicional ainda predomina nas escolas, especialmente nas aulas de Química, que são repletas de teorias e fórmulas, onde o professor transmite informações e os alunos se tornam meros receptores. Essa abordagem gera uma desconexão entre o conteúdo e a vida cotidiana dos estudantes, levando-os a considerarem a química uma disciplina irrelevante. Além disso, a falta de atividades experimentais nas aulas limita a aprendizagem ativa. Este trabalho teve como objetivo avaliar e propor o uso de experimentos de baixo custo e a relação com o cotidiano para melhorar a aprendizagem das propriedades coligativas. A pesquisa foi realizada com duas turmas de 2º ano do ensino médio, uma da rede privada e outra da estadual. Após a intervenção, os questionários mostraram um aumento significativo nas respostas corretas, evidenciando que os alunos se tornaram mais interessados e participativos nas aulas experimentais, resultando em uma compreensão aprimorada dos conceitos abordados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY