PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE APLICADAS ENFERMAGEM NO BRASIL

Autores

  • Flávio Carvalho Silva Faculdade de Anicuns-FEA
  • Érica Ferreira de Souza Faculdade Educacional Anicuns – FEA
  • João Vitor de Oliveira Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Ana karulina Rodrigues de Azevedo Prefeitura Municipal de Anápolis
  • Isabela Cristina da Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Marielle Sousa Vilela Bernardes Universidade Estadual de Goiás
  • Júlio César Coelho do Nascimento Universidade Estadual de Goiás
  • Milton Junio Cândido Bernardes Fundação Educacional de Anicuns

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16403

Palavras-chave:

Educação em saúde. Enfermagem. Doenças crônicas. Autocuidado. Tecnologias digitais.

Resumo

A educação em saúde é uma prática fundamental na enfermagem, promovendo o autocuidado, a prevenção de complicações e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Este artigo tem como objetivo explorar o papel do enfermeiro como educador em saúde, com foco em intervenções educativas voltadas para pacientes com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa da literatura, abrangendo artigos publicados entre 2015 e 2023 nas bases de dados SciELO, LILACS e PubMed. Os resultados destacam que a educação em saúde aplicada pelos enfermeiros é eficaz na promoção de comportamentos de autocuidado e na adesão ao tratamento. Intervenções personalizadas, que consideram as necessidades individuais e contextos socioculturais dos pacientes, demonstraram maior sucesso na promoção da saúde e na prevenção de complicações. Além disso, o uso de tecnologias digitais, como aplicativos de monitoramento e telemedicina, mostrou-se uma ferramenta valiosa para ampliar o alcance das orientações de saúde e melhorar a comunicação entre enfermeiros e pacientes. Apesar dos benefícios, os enfermeiros enfrentam desafios como a sobrecarga de trabalho e a falta de tempo e recursos para realizar intervenções educativas adequadas. Conclui-se que a educação em saúde deve ser fortalecida e valorizada no contexto da enfermagem, sendo uma ferramenta essencial para a promoção da saúde pública.

Biografia do Autor

Flávio Carvalho Silva, Faculdade de Anicuns-FEA

Acadêmico de enfermagem- Faculdade de Anicuns-FEA, Anicuns, Goiás, Brasil.

Érica Ferreira de Souza, Faculdade Educacional Anicuns – FEA

Acadêmica de enfermagem- Faculdade Educacional Anicuns – FEA, Anicuns, Goiás, Brasil.

João Vitor de Oliveira Silva, Universidade Estadual de Goiás

Acadêmico de enfermagem, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Ceres, Goías, Brasil.

Ana karulina Rodrigues de Azevedo, Prefeitura Municipal de Anápolis

Enfermeira, pós-graduada em coordenação pedagógica e gestão escolar, Servidora da  Prefeitura Municipal de Anápolis; Anápolis, Goiás, Brasil.

Isabela Cristina da Silva, Universidade Estadual de Goiás

Mestrado em Saúde Pública, Universidade Estadual de Goiás – UEG, Goiânia, Goiás, Brasil.

Marielle Sousa Vilela Bernardes, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em enfermagem, Orientadora da pesquisa, Universidade Estadual de Goiás, Ceres - Goiás- Brasil.

Júlio César Coelho do Nascimento, Universidade Estadual de Goiás

Mestre e Doutorando em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual de Goiás, orientador da pesquisa, Ceres, Goiás, Brasil.

Milton Junio Cândido Bernardes, Fundação Educacional de Anicuns

Doutor em Patologia, Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, Fundação Educacional de Anicuns, Coordenador e orientador da pesquisa, Goiânia, Goiás, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-11-08

Como Citar

Silva, F. C., Souza, Érica F. de, Silva, J. V. de O., Azevedo, A. karulina R. de, Silva, I. C. da, Bernardes, M. S. V., … Bernardes, M. J. C. (2024). PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE APLICADAS ENFERMAGEM NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 1710–1721. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16403