A FORMAÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO MULTIDISCIPLINAR NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL

Autores

  • Hermócrates Gomes Melo Júnior Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Cleberson Cordeiro de Moura Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Edna Ramos Abreu de Paula UFPA
  • Kalliana Catarina Arcanjo Batista da Silva MUST
  • Moisés de Farias Silva Júnior MUST
  • Pollyne Louzada dos Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Roseline Martins Sabião Sousa UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16351

Palavras-chave:

Formação Docente. Currículo Multidisciplinar. Cultura Digital. Inovação Educacional. Tecnologia Educativa.

Resumo

Este estudo examina as intersecções entre a formação docente, o currículo multidisciplinar e a cultura digital no contexto educacional contemporâneo. O objetivo principal é analisar como esses elementos se integram e se influenciam mutuamente, visando contribuir para o desenvolvimento de estratégias educacionais mais alinhadas com as demandas da era digital. Através de uma revisão bibliográfica abrangente, a pesquisa mapeia os desafios e oportunidades que emergem dessa tríade, focando na necessidade de uma reformulação profunda na formação de professores e na estruturação curricular. O estudo destaca a importância de desenvolver uma mentalidade digital abrangente nos educadores, que vai além do mero treinamento técnico, e propõe um currículo mais fluido e integrado, onde a tecnologia é um elemento transversal. As perspectivas apontam para um futuro educacional dinâmico e adaptativo, com ênfase em redes colaborativas de aprendizagem, ética digital e personalização do ensino. A pesquisa conclui que a integração bem-sucedida da cultura digital na educação requer uma transformação profunda na concepção e prática do ensino e aprendizagem, preparando efetivamente as próximas gerações para os desafios e oportunidades do mundo digital. Espera-se que os insights fornecidos contribuam significativamente para educadores, gestores educacionais e formuladores de políticas públicas na construção de um sistema educacional robusto e relevante para a era digital.

Biografia do Autor

Hermócrates Gomes Melo Júnior, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Cleberson Cordeiro de Moura, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Edna Ramos Abreu de Paula, UFPA

Especialista em Teorias, Políticas e Práticas Curriculares, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Kalliana Catarina Arcanjo Batista da Silva, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação, Must University (MUST).

Moisés de Farias Silva Júnior, MUST

Mestrando em Tecnologias Emergentes da Educação, Must University (MUST).

Pollyne Louzada dos Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS.

Roseline Martins Sabião Sousa, UNIUBE

Doutoranda em Educação, Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Downloads

Publicado

2024-10-22

Como Citar

Melo Júnior, H. G., Moura, C. C. de, Paula, E. R. A. de, Silva, K. C. A. B. da, Silva Júnior, M. de F., Santos, P. L. dos, & Sousa, R. M. S. (2024). A FORMAÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO MULTIDISCIPLINAR NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 3558–3575. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16351