BIÓPSIA EXCISIONAL EM LÍNGUA- RELATO DE CASO

Autores

  • Luisa Ricci Instituto Nacional Padre Gervásio
  • Márcio Américo Dias Instituto Nacional Padre Gervásio
  • Tereza Cristina Rodrigues da Cunha Instituto Nacional Padre Gervásio
  • Rafael de Aguiar Vilela Junior (Instituto Nacional Padre Gervásio

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16296

Palavras-chave:

Biópsia excisional. Leucopasia. Odontologia.

Resumo

Esse artigo relatou clinicamente o passo a passo de um caso de biópsia excisional, analisando seu futuro risco. Foi realizado um relato na clínica escola do Inapós, com revisão bibliográfica, realizada por meios de pesquisas virtuais, artigos indexados nas bases SciELO e PubMed, para ter embasamento cientifico. A biópsia excisional trata se da retirada de toda lesão, sendo importante remover todo o tecido alterado e uma faixa de tecido normal ao redor. Esse procedimento tem validade tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento da lesão. Nesses casos torna se necessário realizar a biópsia. Paciente A.M, 45 anos gênero feminino compareceu a clínica escola Inapós relatando dor e incomodo na lateral direita da língua onde observou uma mancha esbranquiçada presente a 5 meses e sem crescimento. Após a anamnese, foi indicado a biópsia. Foi realizado a cirurgia e o material foi encaminhado para exame anatopatológico. O resultado ficou com diagnóstico de leucoplasia. A paciente ficou em proservação e foi acompanhada clinicamente. Concluiu se que após a realização da biópsia excisional teve resultado favorável, a lesão não teve recidiva, e a dor cessou.

Biografia do Autor

Luisa Ricci, Instituto Nacional Padre Gervásio

Acadêmica de odontologia da Faculdade INAPÓS (Instituto Nacional Padre Gervásio).

Márcio Américo Dias, Instituto Nacional Padre Gervásio

Professor em Clínicas odontológicas, professor de cirurgia e clínica integrada da faculdade INAPÓS. Instituto Nacional Padre Gervásio. 

Tereza Cristina Rodrigues da Cunha, Instituto Nacional Padre Gervásio

Diretora Geral da Faculdade INAPÓS. 

Rafael de Aguiar Vilela Junior, (Instituto Nacional Padre Gervásio

Orientador e Professor em clínicas odontológicas, professor de periodontia e clínica integrada da Faculdade INAPÓS (Instituto Nacional Padre Gervásio). Doutorado em Clínicas Odontológicas.

Downloads

Publicado

2024-10-23

Como Citar

Ricci, L., Dias, M. A., Cunha, T. C. R. da, & Vilela Junior, R. de A. (2024). BIÓPSIA EXCISIONAL EM LÍNGUA- RELATO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 3755–3760. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16296