EFEITO DAS ADUBAÇÕES ORGÂNICAS NA PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA

Autores

  • Karem Cristine Pirola Narimatsu UNESP
  • Danielle Cristina da Silva dos Santos ETEC
  • Edilson Silva de Oliveira ETEC
  • Stella Vanucci Lemos UNESP
  • Camila Regina Silva Baleroni Recco ETEC
  • Hélio Perecin Júnior ETEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16291

Palavras-chave:

Lactuca sativa L. Adubo Orgânico. Torta de Mamona.

Resumo

O cultivo de hortaliças com adubos orgânicos tem aumentado significativamente devido aos elevados custos dos adubos minerais e aos efeitos benéficos ao solo e às plantas. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito das adubações orgânicas na produção de alface americana. O experimento foi conduzido na Escola Agrícola de Andradina - SP, de agosto a setembro de 2022. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com 3 repetições, constituído de 4 tratamentos: controle - sem adubação; esterco de aves, esterco bovino e torta de mamona. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste Tukey, ao nível de 5% de probabilidade, utilizando o software CCA-UFSCar. Concluiu-se que adubação orgânica com torta de mamona e esterco de aves contribuíram para aumentar significativamente a produção, resultando em plantas com maior peso das folhas, bem como comprimento das raízes, quando comparados com o esterco bovino e o controle. A recomendação é a utilização de esterco de aves por ser mais acessível e de baixo custo quando comparado com torta de mamona, que o torna economicamente viável, contribuindo para o incremento da produção e da renda do produtor.

Biografia do Autor

Karem Cristine Pirola Narimatsu, UNESP

Graduação, Mestrado e Doutorado em Agronomia – Unesp – Campus de Ilha Solteira; Pedagogia pelo Centro Universitário de Ribeirão Preto – Centro Educacional de Andradina; Pós-Graduação Lato Sensu em Agricultura Orgânica – Faculdade Futura – Votuporanga; Pós-Graduação em Docência no Ensino Técnico e Superior – Faculdades Integradas Urubupungá – Pereira Barreto. Professora do Curso Técnico em Agropecuária e do Curso Técnico em Agronegócio Centro Paula Souza – Etec de Andradina e professora do Curso de Agronomia – Fundação Educacional de Andradina – Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina.

Danielle Cristina da Silva dos Santos, ETEC

Discente do Curso Técnico em Agronegócio – Centro Paula Souza – Etec de Andradina.

Edilson Silva de Oliveira, ETEC

Técnico em Agropecuária e Técnico em Produção de Cana-de-Açúcar -– Centro Paula Souza – Etec de Andradina; Graduação em Medicina Veterinária – Fundação Educacional de Andradina – Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina; Formação Pedagógica em Ciências Biológicas – Faculdade Anhanguera – São Paulo; Formação 2ª Licenciatura em Química – IBRA – Caratinga; Pós-Graduação Lato Sensu Docência na Educação Profissional e Ensino Técnico – Faculdade Anhanguera – São Paulo; Mestrando em Ciência e Tecnologia Animal – UNESP – Ilha Solteira.Professor do Curso Técnico em Agropecuária e do Curso Técnico em Agronegócio – Centro Paula Souza – Etec de Andradina.

Stella Vanucci Lemos, UNESP

Graduação em Agronomia – Unesp – Campus de Botucatu; Mestrado em Agronomia Unesp – Campus de Botucatu; Doutorado em Administração – FEARP USP – Ribeirão Preto. Professora do Curso Técnico em Agronegócio – Centro Paula Souza Etec de Andradina; Orientadora de Agentes de Inovação Rural – SEBRAE.

Camila Regina Silva Baleroni Recco, ETEC

Graduação em Agronomia – UEM – Universidade Estadual de Maringá; Mestrado em Melhoramento Genético – Unesp – Campus de Ilha Solteira; doutorado em Ciências Biológicas (Genética) – Unesp – Campus de Ilha Solteira; Graduação em Pedagogia Faculdades Integradas Urubupungá – Pereira Barreto. Professora do Curso Técnico em Agropecuária e do Curso Técnico em Agronegócio Centro Paula Souza – Etec de Andradina e coordenadora e professora do Curso de Agronomia – Fundação Educacional de Andradina – Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina.

Hélio Perecin Júnior, ETEC

Graduação em Agronomia – ESAPP – Paraguaçú Paulista; Mestrado em Agronomia UNESP – Campus de Ilha Solteira; Pós-Graduação em Docência no Ensino Técnico e Superior – Faculdades Integradas Urubupungá – Pereira Barreto.Professor do Curso Técnico em Agropecuária e do Curso Técnico em Agronegócio – Centro Paula Souza – Etec de Andradina.

Downloads

Publicado

2024-10-28

Como Citar

Narimatsu, K. C. P., Santos, D. C. da S. dos, Oliveira, E. S. de, Lemos, S. V., Recco, C. R. S. B., & Perecin Júnior, H. (2024). EFEITO DAS ADUBAÇÕES ORGÂNICAS NA PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 4976–4985. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16291