ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O USO DAS FERRAMENTAS TIC ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO PARA APERFEIÇOAMENTO DAS HABILIDADES NO ENSINO PÓS-PANDEMIA

Autores

  • Marcelo Martins Bueno Universidade Presbiteriana Mackenzie image/svg+xml
  • Davi Lazer Grave Teixeira de Andrade
  • Felippe Nunes Vidal Bandeira
  • Maristela Rodrigues Scaravelli

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16276

Palavras-chave:

Alfabetização. Educação a distância. Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Resumo

O ensino a distância por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é uma necessidade para a formação inicial e continuada dos profissionais e em decorrência da pandemia de COVID-19, foi extremamente necessário para que fossem cumpridos os protocolos sanitários de distanciamento social. A questão é se os profissionais e alunos estão realmente preparados para enfrentar esse desafio e apresentar os caminhos para que sejam cumpridos corretamente. Isso cria uma contradição entre os princípios didáticos da educação a distância e o uso das TIC na educação profissional inicial e contínua, revisando os elementos que contribuem para pensar a formação de professores como uma articulação de fatores que, sem contradizer contextos, bem como permitir a apropriação de recursos digitais para o ensino. Essa situação levou à formulação do objetivo que está voltado em analisar os elementos teóricos relacionados à pesquisa conceitual e prática em educação a distância com o uso das TIC na formação inicial e continuada dos alunos da alfabetização. A linha de pesquisa é bibliográfica. Os resultados mostraram que a qualidade pedagógica e a preparação dos professores com o uso das TIC melhoram o processo de ensino e aprendizagem e fomentam programas inovadores na área da educação, com isso resulta em um processo de aprendizagem efetivo das crianças. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Martins Bueno, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor e Mestre em Filosofia Política pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Graduado em Filosofia e em Pedagogia. Professor Titular do Corpo Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC) e Membro do Núcleo de Estudos Avançados (NEA) ambos na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Davi Lazer Grave Teixeira de Andrade

Pesquisador, Tutor Especialista de Educação a Distância desde 02/2015 nos cursos de Tecnologia da Informação, Administração e Licenciaturas tanto de Graduação e Pós-Graduação, além de ser colunista das áreas de Tecnologia da Informação, Inovação, Projetos, Arte, Negócios e Educação em revistas e jornais, ambos digitais.

Felippe Nunes Vidal Bandeira

Pesquisador, Professor de Geografia dos Ensinos Fundamental, Anos Finais e Médio desde 1998 em instituições particulares do município de São Paulo e Especialista em Tecnologia e Educação e Metodologias Ativas na Educação.

Maristela Rodrigues Scaravelli

Pesquisadora, Professora da Rede Municipal de São Paulo, Educação Infantil e Ensino Fundamental I / Coordenadora Pedagógica do Cursinho Pré-Vestibular Anglo Guarulhos / Mediadora em Formação de Professores do Instituto Novo Bem-feito / Especialista em Alfabetização e Letramento e em Planejamento Escolar.

Downloads

Publicado

2024-10-28

Como Citar

Bueno, M. M., Andrade, D. L. G. T. de, Bandeira, F. N. V., & Scaravelli, M. R. (2024). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O USO DAS FERRAMENTAS TIC ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO PARA APERFEIÇOAMENTO DAS HABILIDADES NO ENSINO PÓS-PANDEMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 2323–2348. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16276