ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O USO DAS FERRAMENTAS TIC ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO PARA APERFEIÇOAMENTO DAS HABILIDADES NO ENSINO PÓS-PANDEMIA

Autores

  • Marcelo Martins Bueno Universidade Presbiteriana Mackenzie image/svg+xml
  • Davi Lazer Grave Teixeira de Andrade
  • Felippe Nunes Vidal Bandeira
  • Maristela Rodrigues Scaravelli

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16276

Palavras-chave:

Alfabetização. Educação a distância. Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Resumo

O ensino a distância por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é uma necessidade para a formação inicial e continuada dos profissionais e em decorrência da pandemia de COVID-19, foi extremamente necessário para que fossem cumpridos os protocolos sanitários de distanciamento social. A questão é se os profissionais e alunos estão realmente preparados para enfrentar esse desafio e apresentar os caminhos para que sejam cumpridos corretamente. Isso cria uma contradição entre os princípios didáticos da educação a distância e o uso das TIC na educação profissional inicial e contínua, revisando os elementos que contribuem para pensar a formação de professores como uma articulação de fatores que, sem contradizer contextos, bem como permitir a apropriação de recursos digitais para o ensino. Essa situação levou à formulação do objetivo que está voltado em analisar os elementos teóricos relacionados à pesquisa conceitual e prática em educação a distância com o uso das TIC na formação inicial e continuada dos alunos da alfabetização. A linha de pesquisa é bibliográfica. Os resultados mostraram que a qualidade pedagógica e a preparação dos professores com o uso das TIC melhoram o processo de ensino e aprendizagem e fomentam programas inovadores na área da educação, com isso resulta em um processo de aprendizagem efetivo das crianças. 

Biografia do Autor

Marcelo Martins Bueno, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor e Mestre em Filosofia Política pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Graduado em Filosofia e em Pedagogia. Professor Titular do Corpo Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC) e Membro do Núcleo de Estudos Avançados (NEA) ambos na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Davi Lazer Grave Teixeira de Andrade

Pesquisador, Tutor Especialista de Educação a Distância desde 02/2015 nos cursos de Tecnologia da Informação, Administração e Licenciaturas tanto de Graduação e Pós-Graduação, além de ser colunista das áreas de Tecnologia da Informação, Inovação, Projetos, Arte, Negócios e Educação em revistas e jornais, ambos digitais.

Felippe Nunes Vidal Bandeira

Pesquisador, Professor de Geografia dos Ensinos Fundamental, Anos Finais e Médio desde 1998 em instituições particulares do município de São Paulo e Especialista em Tecnologia e Educação e Metodologias Ativas na Educação.

Maristela Rodrigues Scaravelli

Pesquisadora, Professora da Rede Municipal de São Paulo, Educação Infantil e Ensino Fundamental I / Coordenadora Pedagógica do Cursinho Pré-Vestibular Anglo Guarulhos / Mediadora em Formação de Professores do Instituto Novo Bem-feito / Especialista em Alfabetização e Letramento e em Planejamento Escolar.

Downloads

Publicado

2024-10-28

Como Citar

Bueno, M. M., Andrade, D. L. G. T. de, Bandeira, F. N. V., & Scaravelli, M. R. (2024). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O USO DAS FERRAMENTAS TIC ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO PARA APERFEIÇOAMENTO DAS HABILIDADES NO ENSINO PÓS-PANDEMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 2323–2348. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16276