DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO: PERSPECTIVAS DOCENTES E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Maria dos Remédios da Silva Veni Creator Christian University
  • Maria Luzineide da Silva Andrade Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16178

Palavras-chave:

Ensino remoto. Desafios. Tecnologias digitais. Professores.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios e dificuldades enfrentados no contexto da inclusão de tecnologias no cotidiano dos professores da área educacional. Para obter uma compreensão mais aprofundada dos desafios e dificuldades relacionados à educação remota e à integração de tecnologias no dia a dia dos professores, foram realizadas entrevistas com dois docentes que atuam em diferentes áreas na educação básica. Durante as entrevistas, foram feitas perguntas objetivas e subjetivas sobre a formação desses profissionais e as barreiras enfrentadas ao incluir ferramentas digitais no ensino. Os depoimentos revelaram que o uso de tecnologias digitais pode fortalecer o protagonismo dos alunos, facilitar a adoção de metodologias ativas e promover maior engajamento, mas também exige capacitação docente e infraestrutura adequada para ser eficaz. Dessa forma, o investimento em capacitação docente se mostra fundamental para garantir uma educação de qualidade, alinhada aos desafios da atualidade. O avanço das tecnologias está mudando a dinâmica do ensino e da aprendizagem, tornando imperativo que os educadores estejam preparados para utilizá-las de maneira eficaz e eficiente, visando um ambiente educacional mais conectado com as demandas contemporâneas. O equilíbrio entre o uso de tecnologias e práticas tradicionais é essencial para garantir que a inovação traga melhorias concretas ao processo de ensino-aprendizagem das instituições escolares brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria dos Remédios da Silva, Veni Creator Christian University

Graduada em História pela Universidade Federal de Campina Grande/ Centro de Formação de Professores-CFP/ Campus V Cajazeiras-PB. Com especialização em História do semiárido Nordestino pela mesma instituição. Professora efetiva da rede de ensino municipal de Joca Claudino-PB. Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Maria Luzineide da Silva Andrade, Veni Creator Christian University

Graduada em História pela Universidade Federal de Campina Grande/ Centro de Formação de Professores-CFP, Campus Cajazeiras-PB. Segunda graduação em Educação Física. Com especialização em Docência do Ensino Superior- Faculdade Cristo Rei. Professora efetiva da rede de ensino municipal de Joca Claudino-PB. Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora em Geografia pela UFPE. Professora da Pós-graduação Mestrado e Doutorado pela da  Veni Creator Christian University. 

Downloads

Publicado

2024-10-17

Como Citar

Silva, M. dos R. da, Andrade, M. L. da S., & Santos, M. P. M. dos. (2024). DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO: PERSPECTIVAS DOCENTES E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 2907–2919. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16178