AUTISMO EM GUINÉ-BISSAU: DESAFIOS CULTURAIS, PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16059Palavras-chave:
Autismo. Inclusão. Cultura. Direitos Humanos.Resumo
Estudar sobre o autismo em contextos culturais específicos como Guiné-Bissau é fundamental para promover a conscientização, combater estigmas e implementar políticas que garantam o pleno respeito aos direitos e a inclusão das crianças autistas na sociedade. Nesse contexto, o presente estudo examinou a interseção entre tradições culturais, percepções sociais e direitos das crianças autistas em Guiné-Bissau, destacando os desafios enfrentados por essas crianças e suas famílias. Por meio de uma análise abrangente das práticas culturais, relatos das mães e políticas educacionais, identifica-se a necessidade urgente de intervenções e políticas públicas voltadas para a conscientização, educação inclusiva e proteção dos direitos das crianças autistas. Propõem-se estratégias multifacetadas para promover a transformação social e garantir um futuro mais inclusivo e equitativo para todas as crianças autistas em Guiné-Bissau.
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