DESENVOLVIMENTO DE CURRÍCULOS INTERDISCIPLINARES NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003

Autores

  • Angelo Fábio da Silva Veni Creator Christian University
  • Vivianne Sousa UFCG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15924

Palavras-chave:

Lei 10.639/2003. Interdisciplinaridade. Racismo. Cultura. Ensino.

Resumo

O presente artigo tem o propósito de estabelecer uma correlação entre a possibilidade da aplicação da Lei 10.639/2023 a partir do desenvolvimento de currículos interdisciplinares. Delineando uma breve significação do termo interdisciplinaridade, as dificuldades e propostas de uma integração. Confere a possibilidade da relação interdisciplinar doravante sugestões metodológicas apresentadas por Petronilha Silva (2005), as “Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais” (2006) do MEC, como ainda, importante apresentação das concepções do racismo como o estrutural, institucional, cultural, ambiental, recreativo, epistêmico e outro; em que contribui: (ALMEIDA, 2019), (FANON, 1980), (PACHECO,2007), (MOREIRA, 2019), (CARNEIRO, 2011), assistindo importante entendimento antirracista. Por fim, alcança a compreensão da capacidade interdisciplinar da referida lei, por força dos seus termos (§2º, Art.1º), ressaltando sua aplicação a partir da educação infantil, inclusive no ensino superior, conforme Resolução CNE/CP/2004, em seu Art.1º, §1º (BRASIL, 2004). O enfoque essencial é conceber que os conteúdos se integrem proporcionando trocas, assim como, cooperação nas mais diversas áreas do conhecimento.

Biografia do Autor

Angelo Fábio da Silva, Veni Creator Christian University

Mestrando em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. Analista Judiciário.

Vivianne Sousa, UFCG

Doutora em Ciências Sociais pela UFCG; Professora. Doutora em Ciências Sociais pela UFCG;

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Publicado

2024-10-03

Como Citar

Silva, A. F. da, & Sousa, V. (2024). DESENVOLVIMENTO DE CURRÍCULOS INTERDISCIPLINARES NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 517–538. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15924