FEMINICÍDIO NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA

Autores

  • Jair Douglas da Silva Freitas IPESU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15866

Palavras-chave:

Feminicídio. Violência de gênero. Brasil. Direitos das mulheres. Lei Maria da Penha.

Resumo

O feminicídio, entendido como o assassinato de uma mulher em razão do seu gênero, é um dos problemas sociais mais graves do Brasil. Este artigo discute as causas e consequências do feminicídio, com enfoque nos fatores culturais, sociais e estruturais que alimentam essa forma extrema de violência de gênero. A partir de uma análise crítica, também são discutidas as respostas legais e sociais ao fenômeno, destacando a legislação brasileira e a necessidade de medidas mais eficazes para combater essa violência. Este estudo sugere que, embora as leis tenham avançado, ainda há lacunas significativas na aplicação e na mudança cultural necessária para a erradicação desse crime.

Biografia do Autor

Jair Douglas da Silva Freitas, IPESU

Professor, pós-graduação lato sensu em licitações e contratações públicas, pós-graduação lato sensu em pesquisa avançada em ciências jurídicas, mestre em direitos públicos.  (IPESU) -Instituto Pernambucano de Ensino Superior, Graduação em Direito. 

Downloads

Publicado

2024-10-03

Como Citar

Freitas, J. D. da S. (2024). FEMINICÍDIO NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 645–648. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15866