A UTILIZAÇÃO DE HUMOR VÍTREO PARA ESTUDOS DO PONTO DE VISTA FORENSE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES À PARTIR DA BIOMEDICINA FORENSE

Autores

  • Sebastião Lacerda de Lima Filho PPGMDT
  • Marcos Tadeu Ellery Frota PPGMDT
  • Manoel Odorico de Moraes Filho PPGMDT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15853

Palavras-chave:

Humor vítreo. Coleta de amostras. Procedimentos Técnico- Operacionais (POP). Biomedicina e Toxicologia Forense. Genética Forense (DNA). Medicina Legal.

Resumo

A pesquisa se configura como um trabalho experimental e busca construir informações sobre extração e coleta de material para análise genética de humor vítreo em corpos humanos, em estado de carbonização, especialmente no campo da coleta e estudos de DNA. O trabalho busca refinar a metodologia e a técnica de coleta desse tipo de substância oftalmológica de consistência gelatinosa e viscosa, formada em sua grande maioria por uma substância amorfa semilíquida, fibras e células, que por sua vez se encontra no segmento posterior, entre o cristalino e a retina, que, sob pressão, de modo a manter a forma esférica do olho. A partir de um estudo de caso apresentado nesta pesquisa, se busca proporcionar e discutir as possibilidades de pesquisa com esse tipo de elemento, já que sua aplicação pode ser amplamente feita na construção de perfis a partir de análises genéticas de vítimas, contribuindo assim, para o melhoramento de investigações e coletas desse natureza no campo da Biomedicina Forense e das Ciências Forenses de maneira mais ampla. O estudo de caso apresentado neste trabalho introdutório, permite que sejam traçados metas e recomendações complementares para pesquisas in loco, especialmente a partir de corpos frescos, carbonizados ou putrefeitos e em escala micro e macro de coleta e análise, que por sua vez, chegam à Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE), contribuindo para expansão das pesquisas no campo da Medicina Legal.

Biografia do Autor

Sebastião Lacerda de Lima Filho, PPGMDT

Doutor em Arqueologia, Pós-doutor em Antropologia. Doutorando em Medicina Translacional pelo PPGMDT-NPDM/UFC. Bacharelando em Biomedicina. Especialista em Antropologia Forense. Especialista em Investigação Forense e Perícia Criminal e Pós-graduando em Entomologia Forense. Pesquisador Assistente no Setor de Antropologia Forense da PEFOCE.

Marcos Tadeu Ellery Frota, PPGMDT

Médico Legista e Supervisor do Setor de Antropologia Forense (AF) da Perícia Forense do Estado do Ceará - PEFOCE e Doutorando em Medicina Translacional pelo PPGMDT-NPDM, Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Faculdade de Medicina - UNIFOR.  

Manoel Odorico de Moraes Filho, PPGMDT

Médico. Doutor em Oncologia pela University of Oxford-UK. Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) e do Programa de Pós-graduação em Medicina Translacional PPGMDT-NPDM) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista de Produtividade 1A do CNPq. Orientador dos dois primeiros autores junto ao PPGMDT-NPDM/UFC. 

Downloads

Publicado

2024-10-02

Como Citar

Lima Filho, S. L. de, Frota, M. T. E., & Moraes Filho, M. O. de. (2024). A UTILIZAÇÃO DE HUMOR VÍTREO PARA ESTUDOS DO PONTO DE VISTA FORENSE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES À PARTIR DA BIOMEDICINA FORENSE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 376–392. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15853