ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO DENTRO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15832

Palavras-chave:

Câncer de colo do útero. Rastreamento. Exame citopatológico. Enfermagem.

Resumo

Este artigo buscou enfatizar a relevância da realização do exame citopatológico pelo enfermeiro na prevenção do Câncer de Colo do Útero.  Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando revisão bibliográfica para analisar a contribuição da enfermagem na prevenção e cuidado do câncer cervical. Os resultados obtidos ressaltam a importância da equipe de enfermagem na prevenção e cuidado do câncer do colo do útero, através de uma abordagem integral que inclui educação, exames preventivos e administração de vacinas. A discussão enfatiza a relevância do Processo de Enfermagem para garantir cuidados individualizados, ressaltando a necessidade de diagnóstico preciso para melhorar os desfechos clínicos e a qualidade de vida das pacientes. A pesquisa destaca a importância do enfermeiro na prevenção e cuidado do câncer de colo do útero, enfatizando seu papel na coleta citológica, educação em saúde e diagnóstico. Fortalecer a atuação desses profissionais é crucial para melhorar os cuidados preventivos e o sistema de saúde, promovendo a saúde da mulher e reduzindo o impacto do câncer cervical.

Biografia do Autor

Rayla Silva Gomes, Faculdade Mauá

Graduanda de Enfermagem- Faculdade Mauá, GO. Técnica de Vigilância em Saúde pelo Instituto Federal de Goiás.  

Helio Marco Pereira Lopes Junior, Faculdade Mauá

Docente, Faculdade Mauá, GO. Enfermeiro, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). 

Luana Guimaraes da Silva, Faculdade Mauá

Docente, Faculdade Mauá, GO. Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologia pela Universidade Estadual de Goiás, Enfermeira especialista em Terapia Intensiva adulto e neonatal, Faculdade Mauá.

Downloads

Publicado

2024-09-27

Como Citar

Gomes, R. S., Lopes Junior, H. M. P., & Silva, L. G. da. (2024). ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO DENTRO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 3741–3752. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15832