AVALIAÇÃO DAS POSIÇÕES DE TERCEIROS MOLARES MAXILARES E MANDIBULARES EM RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS – UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Guilherme Henrique Teixeira de Sousa UNINOVAFAPI
  • Kamila Maria Saraiva Fontinele UNINOVAFAPI
  • Thiago Henrique Gonçalves Moreira UNINOVAFAPI
  • Caio Cesar Silva França Universidade Federal do Piauí
  • Sérgio Antonio Pereira Freitas UNINOVAFAPI
  • Giselle Maria Ferreira Lima Verde UNINOVAFAPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15730

Palavras-chave:

Dente impactado. Terceiro molar. Siso e impactação.

Resumo

Esse artigo buscou revisar estudos científicos realizados sobre a prevalência das posições de terceiros molares maxilares e mandibulares de acordo com a classificação de George Winter(1926). Foram  realizadas ativas buscas direta e indireta nas plataformas Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e National Institutes of Health (Pubmed) conforme descritores escritos em Ciências de Saúde – DeCs: “impacted tooth” AND “third molar” AND “wisdom” AND “impacted” escolhido no idioma inglês, no período de 2014 a 2024. Os resultados encontrados dos autores, sintetizaram nas pesquisas a maior prevalência de posicionamento de terceiros molares maxilares e mandibulares impactados, à posição mesioangular, vertical e distoangular com aproximadamente 50% em quase todos os estudos avaliados. As outras posições, como linguoversão, vestibuloversão e invertidas, foram consideradas raras pela sua baixa prevalência em estudos recentes. Quanto ao gênero, o sexo feminino obteve maior prevalência de impactação de terceiros molares do que em homens. As pesquisas  analisadas apresentaram nos resultados das amostras, a angulação mesioangular, vertical, e distoangular como mais vista nos estudos, e os exames complementares são essenciais para seu planejamento cirúrgico e definir grau de sua dificuldade de remoção cirúrgica.

Biografia do Autor

Guilherme Henrique Teixeira de Sousa, UNINOVAFAPI

Graduando do curso de Odontologia, do Centro Universitário Uninovafapi Afya.

Kamila Maria Saraiva Fontinele, UNINOVAFAPI

Graduanda do curso de Odontologia, do Centro Universitário Uninovafapi Afya.

Thiago Henrique Gonçalves Moreira, UNINOVAFAPI

Graduação em Enfermagem pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (2010). Graduação em Odontologia pela Escola Superior da Amazônia (2014). Aperfeiçoamento em cirurgia oral menor e periodontia (2014-2015). Pós-graduação em Ortodontia pela ABO-CE (2018).Curso de Estomatologia para Cirurgiões Dentistas EAD pelo Telessaúde RS - UFRGS (2019). Dentista Oncológico, Habilitado em laserterapia (2021). Aperfeiçoamento em Odontologia Hospitalar (2022).Mestre em Patologia Oral pela São Leopoldo Mandic (2022). Doutorando em Patologia Oral SLMandic. (2023)Professor universitário UNINOVAFAPI e faculdade CET. Proprietário do Instituto Ortoface (Consultório Odontológico e Centro de Diagnostico Oral)Patologista Oral da Rede Hospitalar (Caxias-MA).

Caio Cesar Silva França, Universidade Federal do Piauí

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí, especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial e mestrado em ciências e saúde com área de concentração em Métodos Diagnósticos e Análises das Condições de Saúde; Linha de Pesquisa: Análise de Situações de Saúde, Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em cirurgia bucomaxilofacial, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnostico, cirurgia bucal e cirurgia bucomaxilo tratamento de patologias do complexo bucomaxilofacial.

Sérgio Antonio Pereira Freitas, UNINOVAFAPI

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí (1997), aperfeiçoamento em Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Prototipagem, especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco (2000), mestrado em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí (2004), doutorado em Odontologia pela Faculdade São Leopoldo Mandic (2015), e Residência em Ultrassonografia Orofacial na Faculdade São Leopoldo Mandic (Campinas-SP). É Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Piauí (IFPI), no Curso de Tecnologia em Radiologia, e Professor Titular (tempo parcial) do Centro Universitário UNINOVAFAPI, Radiologista/CEO das Clínicas TOMOS 3D e LatoSensu IMAGEM, Cirurgião-Dentista Radiologista da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Hospital Getúlio Vargas), e Diretor Acadêmico do Instituto Lato Sensu (Teresina-PI). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Radiologia Odontológica e Odontologia Digital, atuando exclusivamente na área de Diagnóstico por Imagem principalmente nas áreas de Radiologia Digita, Fluxos Digitais, Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico, Escaneamento e Impressão 3D, Ressonância Magnética e Ultrassonografia Orofacial. 

Giselle Maria Ferreira Lima Verde, UNINOVAFAPI

Graduação em Odontologia pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI e graduação em Licenciatura Plena em Letras/Inglês pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Já trabalhou como cirurgiã-dentista da ESF e docente de cursos de graduação e pós-graduação à distância. Atualmente é docente em pós-graduações de Ortodontia e docente horista no Centro Universitário UNINOVAFAPI, ministrando disciplinas de Introdução a Odontologia, Biossegurança, Patologia Geral, Atenção Primária a Saúde, Gestão do SUS, Promoção de Saúde, Odontologia Legal, Trabalho de Conclusão de Curso I e II e atuante em Clínica Integrada, coordenando a liga de Promoção de Saúde Bucal e participando da Liga Acadêmica de Ortodontia , sendo responsável pela extensão Voluntários do Sorriso. Especialista em Saúde da Família pela Uninovafapi , Odontologia do Trabalho pela SLM e Docência do Ensino Superior pelaUFPI, e especialista e mestre em Endodontia pela SLM e especialista em Ortodontia. Tem experiência nas áreas de Inglês, Biossegurança, Endodontia, Políticas Públicas de Saúde, Clínica Integrada e ortodontia.

Downloads

Publicado

2024-09-24

Como Citar

Sousa, G. H. T. de, Fontinele, K. M. S., Moreira, T. H. G., França, C. C. S., Freitas, S. A. P., & Verde, G. M. F. L. (2024). AVALIAÇÃO DAS POSIÇÕES DE TERCEIROS MOLARES MAXILARES E MANDIBULARES EM RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS – UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 3088–3100. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15730