PROGRAMA DE SUPORTE PARA ALUNOS COM TDAH EM UMA UNIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.15691

Palavras-chave:

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Suporte Psicológico. Desempenho Acadêmico.

Resumo

A graduação pode ser desafiadora para estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), afetando seu desempenho acadêmico e vida cotidiana. Este estudo avaliou a eficácia de um programa de suporte psicológico para esses estudantes em uma instituição de ensino superior. Utilizando questionários aplicados a 30 alunos e professores, o estudo investigou a satisfação com o programa, a eficácia das adaptações pedagógicas e a frequência de uso dos serviços. Os resultados indicaram que 50% dos alunos estavam totalmente satisfeitos com o programa, enquanto 36,7% estavam parcialmente satisfeitos. No entanto, 43,3% dos alunos não procuraram ajuda para problemas acadêmicos, sugerindo falta de conscientização sobre a importância do suporte. A ansiedade acadêmica foi alta, com 50% dos alunos relatando níveis elevados. Entre os professores, 75% receberam informações sobre os alunos assistidos, mas houve inconsistências na comunicação e na implementação das adaptações pedagógicas. O estudo conclui que, apesar do impacto positivo do programa, há necessidade de melhorar a comunicação entre o suporte psicológico e a equipe pedagógica, além de aumentar a conscientização dos alunos sobre os serviços oferecidos. Recomenda-se a continuidade e expansão do programa para melhorar o apoio a estudantes com TDAH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Pinheiro Leite, Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal

Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal, Acadêmica em Psicologia, https://orcid.org/0009-0007-8995-9881.

Antonia de Oliveira Félix, Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal

Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal. Acadêmica em Psicologia, https://orcid.org/0009-0003-4591-5204.

Marley Almeida Santos Rocha, Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal

Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal, Acadêmico em Psicologia, https://orcid.org/0009-0003-7867-9930.

Ubirajara Paulino dos Santos, Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal

Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal, Acadêmico em Psicologia, https://orcid.org/0009-0008-4505-4236.

Márcio Antônio Figueroa, Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal

Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal, Acadêmico em Psicologia, https://orcid.org/0009-0003-4027-5164.

Elaine da Silva Santos, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa, Acadêmica em Fisioterapia, https://orcid.org/0009-0005-9116-7272.

Nayra Lurian Nascimento de Souza, Universidade Nove de Julho

Universidade Nove de Julho, Acadêmica em Medicina, https://orcid.org/0009-0009-3911-4439.

Downloads

Publicado

2024-12-06

Como Citar

Leite, J. P., Félix, A. de O., Rocha, M. A. S., Santos, U. P. dos, Figueroa, M. A., Santos, E. da S., & Souza, N. L. N. de. (2024). PROGRAMA DE SUPORTE PARA ALUNOS COM TDAH EM UMA UNIVERSIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 1492–1507. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.15691