DESAFIOS NO TRATAMENTO DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Giulia Machado Caldeira Ardisson Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Lavínia Ribeiro Tavares Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Amanda Fialho Negreiros Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
  • Gabriela Ourivio Faria Faculdade de Medicina de Itaúna
  • Guilherme Batista Figueiredo Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15492

Palavras-chave:

Insuficiência Cardíaca. Impacto Psicossocial. Polimedicação.

Resumo

Esta revisão narrativa de literatura reuniu artigos publicados preferencialmente em inglês, espanhol, francês e português nos últimos cinco anos na base de dados PUBMED com o objetivo de revisar os desafios relacionados ao tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca. A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica complexa que resulta da incapacidade do coração de manter um débito cardíaco adequado para suprir as necessidades metabólicas dos tecidos ou de fazê-lo apenas sob condições de pressão de enchimento ventricular aumentada. Essa condição pode se manifestar através de uma variedade de sinais e sintomas, incluindo dispneia, fadiga, edema periférico e intolerância ao exercício, refletindo tanto a sobrecarga de volume quanto a redução na perfusão tecidual. A IC não é uma doença isolada, mas uma síndrome que pode resultar de várias etiologias. O tratamento da insuficiência cardíaca continua sendo um desafio multifacetado, exigindo uma abordagem personalizada e multidisciplinar para atender às necessidades complexas dos pacientes. A superação desses desafios requer não apenas avanços terapêuticos contínuos, mas também melhorias na adesão ao tratamento, manejo das comorbidades e suporte psicossocial. Investimentos em tecnologias emergentes e em uma abordagem mais integrada e centrada no paciente serão essenciais para melhorar os resultados no tratamento da insuficiência cardíaca.

Biografia do Autor

Giulia Machado Caldeira Ardisson, Universidade Federal de Juiz de Fora

Médica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Residente de Clínica Médica no Hospital Felício Rocho de Belo Horizonte.

Lavínia Ribeiro Tavares, Centro Universitário de Belo Horizonte

Médica pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Residente de Clínica Médica no Hospital Felício Rocho de Belo Horizonte.

Amanda Fialho Negreiros, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Médica pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora/Suprema. Residente de Clínica Médica no Hospital Felício Rocho de Belo Horizonte.

Gabriela Ourivio Faria, Faculdade de Medicina de Itaúna

Médica pela Faculdade de Medicina de Itaúna. Residente de Clínica Médica no Hospital Felício Rocho de Belo Horizonte.

Guilherme Batista Figueiredo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Médico pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Residente de Clínica Médica no Hospital Felício Rocho de Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

2024-09-02

Como Citar

Ardisson, G. M. C., Tavares, L. R., Negreiros, A. F., Faria, G. O., & Figueiredo, G. B. (2024). DESAFIOS NO TRATAMENTO DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 215–221. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15492