A IMPORTÂNCIA DO CINEMA E A ANÁLISE JURÍDICA DO FILME JUSTIÇA DE MARIA AUGUSTA RAMOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15275

Palavras-chave:

Cinema. Sistema Penal. Justiça. Maria Augusta Ramos. Análise Jurídica, Documentário. Interdisciplinaridade. Emoções. Direito. Crítica Social.

Resumo

O artigo explora a relevância do cinema como ferramenta crítica na análise e compreensão dos sistemas jurídicos, com foco especial no documentário "Justiça" de Maria Augusta Ramos. O filme, que retrata o sistema penal brasileiro, é analisado sob uma perspectiva interdisciplinar que integra conceitos jurídicos, emoções humanas e crítica social. A obra evidencia como o cinema pode não só documentar, mas também questionar as práticas e normas estabelecidas no campo jurídico.

Biografia do Autor

Gabriel Ozanique Borges, Universidade de São Paulo

Mestre em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da USP, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e advogado pela OAB/SP.

Downloads

Publicado

2024-08-22

Como Citar

Borges, G. O. (2024). A IMPORTÂNCIA DO CINEMA E A ANÁLISE JURÍDICA DO FILME JUSTIÇA DE MARIA AUGUSTA RAMOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 2644–2654. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15275