UM ESTUDO DE CASO SOBRE TERAPIA EM GRUPO COM CRIANÇAS AUTISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15143

Palavras-chave:

Análise do Comportamento Aplicada. Autismo. Atenção Conjunta.

Resumo

O presente estudo é um relato de experiência de uma prática de estágio voltada ao atendimento de crianças autistas e com outras condições neurodivergentes. O objetivo deste relato é apresentar as atividades desenvolvidas a partir de uma análise crítica das práticas baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Busca-se, dessa forma, contribuir para a disseminação dos conhecimentos psicológicos aplicados ao autismo. Um dos focos da prática realizada foi observar e atuar em contextos de atividades em grupo feitas com crianças autistas. Foram desenvolvidas atividades destinadas a estimular o desenvolvimento cognitivo, comportamental e educacional. Conclui-se que as dinâmicas grupais emergiram como uma estratégia eficaz para fomentar o desenvolvimento das habilidades sociais das crianças no contexto social. No entanto, é importante manejar as contingências em vigor no ambiente terapêutico grupal para que as atividades sejam, cada vez mais, reforçadoras para as crianças.

Biografia do Autor

Jéssica Pinheiro Leite, Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal

Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal, Acadêmica em Psicologia, https://orcid.org/0009-0007-8995-9881.

Ana Cristina de Oliveira Fontoura, Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal

Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal, Acadêmica em Psicologia, https://orcid.org/0009-0006-6965-4338.

Marcelo Leite Costa, Centro Universitário Euroamericano

Bacharel em Direito, Centro Universitário Euroamericano. https://orcid.org/0009-0001-2942-5753.

Antonia de Oliveira Félix, Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal

Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal. Acadêmica em Psicologia, https://orcid.org/0009-0003-4591-5204.

Ana Quérem Hapúque Araújo Vidal, Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal

Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal, Acadêmica em Psicologia. https://orcid.org/0009-0000-6066-0500.

Denísia Uessugue dos Santos, Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal

Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal, Acadêmica em Psicologia, https://orcid.org/0009-0000-5235-6883.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

Leite, J. P., Fontoura, A. C. de O., Costa, M. L., Félix, A. de O., Vidal, A. Q. H. A., & Santos, D. U. dos. (2024). UM ESTUDO DE CASO SOBRE TERAPIA EM GRUPO COM CRIANÇAS AUTISTAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 3957–3968. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15143