EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DISCENTES COM SÍNDROME DE DOWN
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15042Palavras-chave:
Atendimento Educacional Especializado. Educação Inclusiva. Mediação do professor. Processo de ensino aprendizagem.Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a prática pedagógica dos professores que lecionam crianças com síndrome de Down, no sentido de proporcionar a estes educandos o direito de igualdade e oportunidade de que todos os cidadãos dispõem. Partindo do pressuposto de que a escola tem a função de formar e proporcionar uma educação capaz de produzir benefícios intelectuais e afetivos para todo e qualquer cidadão, questiona-se de que maneira o professor pode favorecer a interação social (familiar/educacional) mediando à aprendizagem do aluno com necessidades especiais educacionais. Tendo em vista de que toda criança tem direito à educação, percebe-se que no cenário educacional ainda existe um desconhecimento pelos professores acerca das políticas públicas que vêm sendo implantadas nos últimos anos, favorecendo, assim, os preconceitos e os rótulos, fazendo com que tais alunos não recebam uma intervenção especializada para sua adequada inclusão na escola regular. Utilizou-se a metodologia qualitativa com enfoque bibliográfico e pesquisa de campo a perspectiva de uma educação inclusiva, que pontuam a importância da atuação mediadora do professor com seus alunos com ou sem necessidades especiais em sala de aula, e que é imprescindível para que ele saiba lidar com as mesmas. Diante do exposto é que se justifica este trabalho, dando-se ênfase ao enfoque educacional como estrutura essencial para a inclusão. Portanto, é preciso que se reconheça a importância da mediação do professor que atua no Centro de Apoio Pedagógico num município baiano no processo educativo das pessoas que necessitam de uma atenção mais especializada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY