TECENDO AS REDES: CONEXÕES TECNOLÓGICAS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Maurício Alves de Oliveira Júnior Educaler University
  • Célio Medina Gonçalo Educaler College
  • Débora Araújo Leal Educaler University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15041

Palavras-chave:

Software educativo. Utilização das TIC. Ensino de Inglês. Práticas de Ensino. Tecnologias de Comunicação.

Resumo

O artigo aborda a utilização de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC e Software Educacional - SE é uma possibilidade para pessoas que desejam desenvolver competências linguísticas e aprender uma língua estrangeira de forma autónoma. Nos últimos anos tem sido possível observar muitas pessoas estudando inglês e comprando softwares para aprimorar seu conhecimento do idioma. Este trabalho apresenta uma proposta de pesquisa de um curso em andamento sobre a utilização de softwares educacionais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. A pesquisa começa com uma análise dos textos utilizados para o ensino de inglês com computadores; a utilização de novas tecnologias no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, com ênfase em softwares educacionais. Os objetivos estabelecidos vão no sentido de conhecer o uso pedagógico que os professores de inglês fazem do software educativo; determinar as razões para usar ou não esses softwares. A metodologia baseia-se em pesquisas qualitativas e quantitativas de estudo de caso com a perspectiva de um olhar crítico sobre situações da vida real. Além disso, pretende-se uma abordagem descritiva do objeto a ser pesquisado nos seus aspectos de: descrição, registro, análise e interpretação de fenômenos atuais. Ferramentas de pesquisa como entrevistas e questionários serão aplicadas para a coleta de dados necessária. As premissas para a realização deste trabalho são que o estudo da utilização de softwares educacionais para aprendizagem da Língua Inglesa pode estimular a reflexão sobre a apropriação crítica das tecnologias de informação e comunicação no processo educacional, o que também poderá contribuir para mudanças significativas nas práticas docentes no ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Amapá.

Biografia do Autor

Maurício Alves de Oliveira Júnior, Educaler University

Doutor em Educação pela Educaler University- USA; Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Amapá.

Célio Medina Gonçalo, Educaler College

Doutor em Educação pela Educaler College - USA; Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Minas Gerais.

Débora Araújo Leal, Educaler University

Pós-Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA; Reitora da Educaler University – USA. 

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Oliveira Júnior, M. A. de, Gonçalo, C. M., & Leal, D. A. (2024). TECENDO AS REDES: CONEXÕES TECNOLÓGICAS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 3211–3228. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15041