GAMIFICAÇÃO E ESTUDOS MEDIADOS POR TECNOLOGIA: ENGAJAMENTO E MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15012Palavras-chave:
Gamificação. Tecnologias Digitais. Engajamento.Resumo
Este estudo buscou explorar o impacto da gamificação, quando aliada às tecnologias digitais, no engajamento e na motivação dos alunos no ambiente educacional. Utilizando uma metodologia qualitativa com revisão bibliográfica extensiva de publicações entre 2000 e 2024, foram analisados artigos acadêmicos e pesquisas sobre a eficácia dessas práticas. Os resultados indicam que a integração de elementos de jogos e tecnologias digitais pode significativamente elevar o engajamento dos alunos e melhorar sua motivação, por meio de plataformas interativas e sistemas de recompensas. No entanto, foram identificados desafios, como a necessidade de equilibrar recompensas externas com a motivação intrínseca e assegurar que as tecnologias sejam acessíveis a todos os alunos. As conclusões destacam que a combinação de gamificação e tecnologias digitais tem o potencial de enriquecer a experiência educacional e promover um aprendizado mais dinâmico e envolvente. Recomenda-se que futuras pesquisas investiguem os efeitos a longo prazo e a eficácia de diferentes tipos de tecnologias e estratégias de gamificação em variados contextos educacionais.
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