GAMIFICACIÓN Y ESTUDIOS MEDIADOS POR TECNOLOGÍA: COMPROMISO Y MOTIVACIÓN EN EL ENTORNO EDUCATIVO

Autores/as

  • Erich Teles Bezerra Must University
  • Rosana Damacena Must University
  • Isaac Felipe dos Santos Lima Universidade do Estado do Amazonas
  • Angélica de Oliveira Caçador Lisboa Must University
  • Moisés de Oliveira Ferreira Mist University
  • Adriana Queli de Freitas Must University
  • Douglas Barbosa Sousa Instituto Federal do Paraná
  • Rozangela Schäffer Scabeni Must University
  • Andréia Jacobina Fonseca Vieira Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15012

Palabras clave:

Gamificación. Tecnologías Digitales. Compromiso. Motivación.

Resumen

Este estudio buscó explorar el impacto de la gamificación, cuando se combina con tecnologías digitales, en el compromiso y la motivación de los estudiantes en el entorno educativo. Utilizando una metodología cualitativa con una revisión bibliográfica extensa de publicaciones entre 2000 y 2024, se analizaron artículos académicos e investigaciones sobre la eficacia de estas prácticas. Los resultados indican que la integración de elementos de juego y tecnologías digitales puede aumentar significativamente el compromiso de los estudiantes y mejorar su motivación a través de plataformas interactivas y sistemas de recompensas. Sin embargo, se identificaron desafíos, como la necesidad de equilibrar las recompensas externas con la motivación intrínseca y asegurar que las tecnologías sean accesibles para todos los estudiantes. Las conclusiones destacan que la combinación de gamificación y tecnologías digitales tiene el potencial de enriquecer la experiencia educativa y promover un entorno de aprendizaje más dinámico y atractivo. Se recomienda que futuras investigaciones indaguen sobre los efectos a largo plazo y la eficacia de diferentes tipos de tecnologías y estrategias de gamificación en diversos contextos educativos.

Biografía del autor/a

Erich Teles Bezerra, Must University

Graduação em Letras Libras - Bacharelado pela UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciatura em Letras Libras pelo Centro Universitário ETEP. Pedagogia pelo UniCV - Centro Universitário Cidade Verde.  Pós-graduado em Docência do Ensino Superior de Libras pela FACEMINAS, mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST UNIVERSITY. Docente da disciplina de Libras, Educação Especial no curso de Licenciatura da Computação na UEA - Universidade do Estado do Amazonas. 

Rosana Damacena, Must University

Graduação em Pedagogia-Unifacs (Salvador-BA), 2014. Especialização em Gestão e Organização da Escola-Unopar(PR), 2018. Especialização em Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental -Avamec-UnB, 2023. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação na Must University- Florida-USA.

Isaac Felipe dos Santos Lima, Universidade do Estado do Amazonas

Graduando em Licenciatura em computação pela UEA-Universidade do Estado do Amazonas. 

Angélica de Oliveira Caçador Lisboa, Must University

Psicopedagogia Clínico Institucional- Faculdades Integradas Simons-RJ. Especialista Educação Básica Estado de Minas Gerais. Professora Rede Municipal de Juiz de Fora MG. Mestranda pela Must University.

Moisés de Oliveira Ferreira, Mist University

Graduado em Pedagogia em 2015 pelo Instituto Superior Albert Einstein, Bacharel em Ciências Contábeis em 2016 pela UNIDERP, Bacharel em Teologia em 2017 pela Universidade da Bíblia, Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica em 2016 pela Famatec, Especialização em Gestão Escolar em 2021Pela FAVEVI, Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Mist University - Flórida -USA

Adriana Queli de Freitas, Must University

Graduação. Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Especialização. Alfabetização e Letramento pela Faculdade Metropolitana. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Douglas Barbosa Sousa, Instituto Federal do Paraná

Pós-graduação em redes de computadores/ coordenador e professor do curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas no Instituto Federal do Paraná.

Rozangela Schäffer Scabeni, Must University

Graduada em Pedagogia pela UFMT. Especialização em Educação Infantil pela UFMT. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Andréia Jacobina Fonseca Vieira, Must University

Graduação em Pedagogia em 2006 UNEB. Especialização em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, FACIBA em 2021. Especialização em Neuropsicomotricidade pela RHEMA em 2022. Especialização em Formação deProfessores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, AVAMEC, 2023. mestranda em  Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University-  Flórida-USA.

Publicado

2024-07-29

Cómo citar

Bezerra, E. T., Damacena, R., Lima, I. F. dos S., Lisboa, A. de O. C., Ferreira, M. de O., Freitas, A. Q. de, … Vieira, A. J. F. (2024). GAMIFICACIÓN Y ESTUDIOS MEDIADOS POR TECNOLOGÍA: COMPROMISO Y MOTIVACIÓN EN EL ENTORNO EDUCATIVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 3102–3117. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15012