BENEFÍCIOS DA TERAPIA COM OZÔNIO EM PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS ODONTOLÓGICOS

Autores

  • Jhonatha de Moraes  Oliveira Faculdade de Odontologia de Manaus
  • Saul Alfredo Antezana Vera Faculdade de Odontologia de Manaus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14999

Palavras-chave:

Odontologia. Ozônio. Procedimentos cirúrgicos.

Resumo

A terapia com ozônio no ramo da odontologia vem sendo realizada desde a Resolução do Conselho Federal de Odontologia que liberou a utilização por profissionais devidamente qualificados nessa área por uma instituição registrada pelo Ministério da Educação. O ozônio é utilizado na forma gasosa, aquosa e em óleos, todos podem ser aplicados na Odontologia. A temática deste estudo está pautada nos benefícios da terapia com ozônio utilizado nas intervenções cirúrgicas em odontologia. Para tanto, o objetivo deste estudo é verificar os benefícios da terapia com ozônio em procedimentos cirúrgicos odontológico onde foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória com abordagem qualitativa desenvolvida a partir de materiais já confeccionados, tendo como fontes principais livros, artigos científicos, teses e monografias publicadas entre os anos de 2014 até 2024. Após a conclusão da pesquisa verificou-se que o uso da terapia com ozônio em procedimentos cirúrgicos odontológicos apresenta eficácia, onde seus principais benefícios são: efeito antimicrobiano, estímulo à reparação tecidual e redução considerável da dor no período pós-cirúrgico. No entanto, ainda é observada uma carência de estudos randomizados que apresentem efeitos mais fidedignos.

Biografia do Autor

Jhonatha de Moraes  Oliveira, Faculdade de Odontologia de Manaus

Graduando pela Faculdade de Odontologia de Manaus.

Saul Alfredo Antezana Vera, Faculdade de Odontologia de Manaus

Orientador. Professor. Faculdade de Odontologia de Manaus.

 

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Oliveira, J. M., & Vera, S. A. A. (2024). BENEFÍCIOS DA TERAPIA COM OZÔNIO EM PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS ODONTOLÓGICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 2891–2901. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14999