POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM: A CONTRIBUIÇÃO DA NEUROCIÊNCIA E DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Maria das Graças de Aguiar Damasceno Must University (MUST)
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Alberto da Silva Franqueira Must University (MUST)
  • Ana Clara Cristo Fadini Faculdade PIO XII
  • Jéssika de Aguiar Brito FAVENI
  • Silvanete Cristo Viana Universidade Cândido Mendes

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14983

Palavras-chave:

Neurociência . Tecnologias educacionais . Aprendizagem adaptativa . Educação personalizada

Resumo

Este estudo investiga como a neurociência e as tecnologias educacionais podem ser combinadas para aprimorar o ensino e a aprendizagem. Através de uma revisão bibliográfica abrangente e de um estudo de caso prático, o trabalho explora como os princípios neurocientíficos, aplicados em ferramentas digitais como plataformas de aprendizagem adaptativa, jogos educativos e realidade aumentada, podem aumentar o engajamento dos alunos e melhorar o desempenho acadêmico. A metodologia incluiu a análise detalhada de artigos relevantes e a implementação de tecnologias educativas pela startup Fessora, com foco em práticas inovadoras. A Fessora contratou duas professoras para ministrar aulas de alfabetização online utilizando o Google Meet, e forneceu treinamento sobre o uso de recursos tecnológicos como a lousa interativa. Cada professora é responsável por uma turma de 5 alunos, com idades entre 7 e 13 anos. Os resultados indicam que, apesar dos desafios na formação contínua de professores e na adequação da infraestrutura tecnológica, a integração dessas áreas oferece um potencial significativo para transformar a educação. Conclui-se que investir em formação docente, melhorar a infraestrutura tecnológica e desenvolver políticas educacionais adequadas são passos essenciais para preparar os alunos para os desafios do século XXI, promovendo um sistema educacional mais eficaz, dinâmico e inclusivo.

 

Biografia do Autor

Maria das Graças de Aguiar Damasceno, Must University (MUST)

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Alberto da Silva Franqueira, Must University (MUST)

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação Must University (MUST).

Ana Clara Cristo Fadini, Faculdade PIO XII

Graduanda em Biomedicina, Faculdade PIO XII.

Jéssika de Aguiar Brito, FAVENI

Pós-graduada em Psicopedagogia e Supervisão Escolar Universidade Venda Nova do Imigrante-FAVENI.

Silvanete Cristo Viana, Universidade Cândido Mendes

Especialista em Docência do Ensino em Direitos Humanos, Universidade Cândido Mendes.

Downloads

Publicado

2024-07-22

Como Citar

Damasceno, M. das G. de A., Santos, S. M. A. V., Franqueira, A. da S., Fadini, A. C. C., Brito, J. de A., & Viana, S. C. (2024). POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM: A CONTRIBUIÇÃO DA NEUROCIÊNCIA E DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 2409–2422. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14983