EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS MULTIMODAIS DA PEDAGOGA E A CONSTITUIÇÃO DE SUA PROFISSIONALIDADE: REFLEXÕES AUTOBIOGRÁFICAS

Autores

  • Juliana Marcondes de Morais Universidade Federal de São Paulo image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14946

Palavras-chave:

Pedagoga. Pedagogia. Profissionalidade. Experiências multimodais. Contextos de atuação.

Resumo

Este texto é um ensaio acadêmico que traz memórias autobiográficas e reflexões da própria autora, formada em licenciatura em Pedagogia, sobre as suas experiências profissionais que, por contemplarem práticas que não abrangem somente a docência na Educação Básica, são compreendidas como multimodais. Nesse sentido, as reflexões levantadas nessas memórias buscam relatar experiências profissionais multimodais, a partir de um relato autobiográfico, e refletir como se dá a constituição da profissionalidade da pedagoga em diferentes contextos de atuação. À vista disso, utilizou-se como método a pesquisa autobiográfica. A análise das memórias revelou que diversos conhecimentos da docência são incorporados na prática profissional de uma pedagoga que não atua em sala de aula, ao mesmo tempo que são ressignificados, reelaborados e dão gênese a outros conhecimentos. Conclui-se nesse ensaio, ainda que a docência seja a base para o curso de licenciatura, a existência de outras possibilidades para atuação da pedagoga, tomando como ponto de partida a formação e a experiência docente. Assim, não é necessário traçar uma dualidade entre profissionalidade da pedagoga e profissionalidade docente, pois a primeira é uma ramificação da segunda e há sempre outros possibilidades, embora haja inflexões na identidade profissional.

Biografia do Autor

Juliana Marcondes de Morais, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em educação / técnica em assuntos educacionais, Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP.

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Publicado

2024-07-22

Como Citar

Morais, J. M. de. (2024). EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS MULTIMODAIS DA PEDAGOGA E A CONSTITUIÇÃO DE SUA PROFISSIONALIDADE: REFLEXÕES AUTOBIOGRÁFICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 2453–2471. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14946