ATENÇÃO À SAÚDE EM UM HOSPITAL DE CUSTÓDIA E TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO SOB A PERSPECTIVA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14941

Palavras-chave:

Saúde mental. Assistência de enfermagem. Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico. Saúde coletiva. População privada de liberdade.

Resumo

Este estudo buscou identificar as fragilidades e fortalezas da assistência de enfermagem às pessoas internadas em um hospital de custódia e tratamento psiquiátrico. O trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, sendo o cenário um Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de uma cidade da região Sul do Brasil. A coleta de dados, realizada em janeiro de 2023, se deu através de entrevistas semi-estruturadas com 13 profissionais de enfermagem da instituição. A análise de dados resultou em duas categorias (fragilidades e fortalezas) e quatro subcategorias: infraestrutura, gestão, assistência à saúde e cuidado de enfermagem. Os resultados destacaram as fragilidades da gestão do sistema de saúde público brasileiro diante do cenário de justiça e a forma como essas fragilidades impactam no trabalho dos profissionais da saúde. Por outro lado, a escuta ativa e o cuidado da equipe de enfermagem destacam-se como ferramentas fundamentais para superar esses desafios no âmbito judiciário e promover o cuidado integral aos pacientes internados no HCTP.

Biografia do Autor

Laís Garcia Coelho, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira pela Universidade Federal de Santa Catarina, Residente em Saúde da Família pela Escola de Saúde Pública de Florianópolis, Brasil.

Sheila Rubia Lindner, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Jeferson Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Associado II do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-07-19

Como Citar

Coelho, L. G., Lindner, S. R., & Rodrigues, J. (2024). ATENÇÃO À SAÚDE EM UM HOSPITAL DE CUSTÓDIA E TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO SOB A PERSPECTIVA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 2184–2202. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14941