ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PAVIMENTAÇÃO RÍGIDA E FLEXÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14915Palavras-chave:
Custo/benefício. Pavimento flexível. Pavimento rígido.Resumo
O objetivo deste estudo é comparar a eficácia de pavimentos rígidos e flexíveis, ambos comumente utilizados na infraestrutura rodoviária do Brasil, com o objetivo principal de garantir a segurança e o conforto dos usuários das estradas. Pavimentos flexíveis são construídos com revestimento asfáltico (CAUQ), enquanto pavimentos rígidos consistem em lajes de concreto de cimento Portland (PCS). O objetivo desta análise é analisar os aspectos econômicos e técnicos desses dois tipos de pavimentos e determinar qual deles oferece a melhor relação custo/benefício para projetos de construção rodoviária. Para alcançar resultados esperados, vários autores foram consultados durante o processo de revisão da literatura. Com base nos resultados, pode-se concluir que os pavimentos rígidos possuem características técnicas superiores e oferecem uma opção mais viável financeiramente para implementação de pavimentos rodoviários.
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