ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PAVIMENTAÇÃO RÍGIDA E FLEXÍVEL

Autores

  • Wander Borges Santos Tocantinense Presidente Antônio Carlos- ITPAC
  • Ângelo Ricardo Balduíno Universidade Federal do Tocantins -UFT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14915

Palavras-chave:

Custo/benefício. Pavimento flexível. Pavimento rígido.

Resumo

O objetivo deste estudo é comparar a eficácia de pavimentos rígidos e flexíveis, ambos comumente utilizados na infraestrutura rodoviária do Brasil, com o objetivo principal de garantir a segurança e o conforto dos usuários das estradas. Pavimentos flexíveis são construídos com revestimento asfáltico (CAUQ), enquanto pavimentos rígidos consistem em lajes de concreto de cimento Portland (PCS). O objetivo desta análise é analisar os aspectos econômicos e técnicos desses dois tipos de pavimentos e determinar qual deles oferece a melhor relação custo/benefício para projetos de construção rodoviária. Para alcançar resultados esperados, vários autores foram consultados durante o processo de revisão da literatura. Com base nos resultados, pode-se concluir que os pavimentos rígidos possuem características técnicas superiores e oferecem uma opção mais viável financeiramente para implementação de pavimentos rodoviários.

Biografia do Autor

Wander Borges Santos, Tocantinense Presidente Antônio Carlos- ITPAC

Discente, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos — ITPAC.

Ângelo Ricardo Balduíno, Universidade Federal do Tocantins -UFT

Doutor em Ciências do Ambiente, Universidade Federal do Tocantins — UFT. 

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Publicado

2024-07-11

Como Citar

Santos, W. B., & Balduíno, Ângelo R. (2024). ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PAVIMENTAÇÃO RÍGIDA E FLEXÍVEL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 1483–1489. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14915