O ENSINO E APRENDIZADO MATEMÁTICO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA ANÁLISE DE ALGUMAS FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14913

Palavras-chave:

Ensino Básico. Educação Matemática. Inteligência Artificial. Plataforma GenIA. Photomath. ChatGPT.

Resumo

Durante o isolamento social, devido à COVID-19, houve a necessidade dos docentes para a utilização de Inteligência Artificial como recurso didático, cujo objetivo era a adaptação de metodologias de Ensino Presencial ao Ensino Remoto, estudos sobre o uso de Inteligência Artificial surgiram para analisar as possibilidades e as limitações de aplicação delas no Ensino Básico, como são orientadas pela Base Nacional Comum Curricular. Logo, a finalidade dessa pesquisa é apresentar três plataformas gratuitas, contendo IA’s que tenham potencialidade de aplicação em salas de aula, especificamente na disciplina de Matemática, e como os recursos dispostos em cada uma delas podem ser explorados. Para isso, utilizou-se de uma investigação qualitativa e exploratória, os quais foram pautadas em pesquisa bibliográfica. Com base nisso, foram escolhidas a Plataforma GenIA, Photomath e ChatGPT, destacando as suas interfaces, as suas funcionalidades e opções disponíveis, além de exemplificações de uso para demonstração na resolução de cálculos matemáticos simples e complexos e auxílio para o aprendizado em conteúdos de matemática.Por fim, este trabalho procura disseminar o conhecimento sobre a utilização de aplicativos e plataformas que usufruem da Inteligência Artificial e como podem ser aplicadas no Ensino Básico, tanto como proveito do professor quanto para o auxílio do estudante.

Biografia do Autor

Francisco Wallisson Moreira de Souza, Christian Business School- USA

Doutorando em Ciências da Educação - Christian Business School.

Nilson da Cruz Foncesa, Christian Business School- USA

Doutorando em Ciências da Educação - Christian Business School.

Valdirene Solano Dias, Christian Business School- USA

Doutoranda em Ciências da Educação — Christian Business School. 

Roseni Lima Borges, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Ciências da Educação - Universidad Europea del Atlántico. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School- USA

Doutor em Biologia — Universidade Federal de Pernambuco. 

Downloads

Publicado

2024-07-16

Como Citar

Souza, F. W. M. de, Foncesa, N. da C., Dias, V. S., Borges, R. L., & Coutinho, D. J. G. (2024). O ENSINO E APRENDIZADO MATEMÁTICO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA ANÁLISE DE ALGUMAS FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 1908–1923. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14913