DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA LIDAR COM A DIVERSIDADE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.14894

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Formação Docente. Diversidade. Aprendizagem. Inclusão Social

Resumo

O artigo aborda a temática da Educação Inclusiva e seu papel no processo educacional, destacando desafios, avanços e a importância da formação docente nesse contexto. Ao longo do texto, são discutidas as origens históricas da inclusão, as lutas contra preconceitos e resistências, a necessidade de adaptações curriculares e a importância da formação de professores para promover uma educação de qualidade e igualitária para todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais. O trabalho em equipe e o comprometimento de toda a sociedade são fundamentais para o sucesso desse processo.

Biografia do Autor

Lívia Barbosa Pacheco Souza, UNILAB

Pedagoga (UNEB), Psicopedagoga Institucional e Clínica (Faculdade Iguaçu), Especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos (NEIM UFBA), em Gênero e Sexualidade na Educação (NUCUS UFBA), em Educação para as Relações Étnico-Raciais (UNIAFRO UNILAB), e em História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira (Faculdade Iguaçu). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3148-5536.

Elizabete Essamai Manga, UNILAB

Bacharela Interdisciplinar em Humanidades (UNILAB); e discente da Licenciatura em Pedagogia da UNILAB. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-2928-0421.

Manuel Mfinda Pedro Marques, UNILAB

Licenciado em Sociologia e Bacharel Interdisciplinar em Humanidades (UNILAB). Orcid: https://orcid.org/0009-0002-6753-2848.

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

Souza, L. B. P., Manga, E. E., & Marques, M. M. P. (2024). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA LIDAR COM A DIVERSIDADE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 2545–2559. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.14894