FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO EFICAZ DE METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • André Cristovão Sousa Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
  • Mateus Martins Viudes Universidade Federal do Paraná
  • Simone Nogueira de Lima
  • Sérgio Felipe Abreu de Britto Bastos Universidade Federal de Minas Gerais- IFMG
  • Maria Silvia Almeida de Souza França Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - EEL USP
  • Giuliana Loffredo Gutierrez Universidade Federal do Paraná- UFPR
  • Julia Maria Fernanda Machado Fernandes Universidade Federal do Paraná- UFPR
  • Bruno de Oliveira Gregório

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14876

Palavras-chave:

Implementação. Metodologias. Professores.

Resumo

Este estudo investiga a eficácia da formação continuada em metodologias ativas no contexto educacional brasileiro. O objetivo é avaliar como essa formação impacta a prática pedagógica dos professores e o desempenho acadêmico dos alunos. A análise de conteúdo revelou que a formação em metodologias ativas resultou em mudanças significativas na prática pedagógica, promovendo maior engajamento dos alunos e facilitando uma aprendizagem mais colaborativa e contextualizada. Os pesquisadores observaram uma melhoria no desempenho acadêmico dos alunos, indicando maior retenção de conteúdo e participação ativa em sala de aula. Conclui-se que investimentos em formação continuada são cruciais para fortalecer a implementação de metodologias ativas, promovendo uma educação mais dinâmica e inclusiva.

Biografia do Autor

André Cristovão Sousa, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Docente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo (FEUC) e Docente da Educação Básica.

Mateus Martins Viudes, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente da Educação Básica.

Simone Nogueira de Lima

Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Professora da Educação Básica.

Sérgio Felipe Abreu de Britto Bastos, Universidade Federal de Minas Gerais- IFMG

Doutorando em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (IFMG). Professor do Instituto Federal de Minas.

Maria Silvia Almeida de Souza França, Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - EEL USP

Mestra em Projetos Educacionais de Ciências pela (EEL-USP). Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo. Docente do Ensino Superior na Faculdade Tecnologia de SP – FATEC – Pindamonhangaba.  Coordenadora de Gestão Pedagógica da Educação Básica.

Giuliana Loffredo Gutierrez, Universidade Federal do Paraná- UFPR

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora da Educação Básica.

Julia Maria Fernanda Machado Fernandes, Universidade Federal do Paraná- UFPR

Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente de Educação Básica.

Bruno de Oliveira Gregório

Especialista em Educação Ambiental Escolar. Docente da Educação Básica.

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Publicado

2024-07-10

Como Citar

Sousa, A. C., Viudes, M. M., Lima, S. N. de, Bastos, S. F. A. de B., França, M. S. A. de S., Gutierrez, G. L., … Gregório, B. de O. (2024). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO EFICAZ DE METODOLOGIAS ATIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 1471–1482. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14876