TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA ERA DA SOCIEDADE DIGITAL

Autores

Palavras-chave:

Educação. Transformação. Digital. Desafios. Oportunidades. Sociedade.

Resumo

Vivemos em uma era de rápidas mudanças tecnológicas que impactam todos os aspectos da sociedade, incluindo a educação. "Transformação Educacional: Desafios e Oportunidades na Era da Sociedade Digital" é uma obra que mergulha profundamente na intersecção entre a educação e a tecnologia digital, explorando como as novas ferramentas e métodos estão revolucionando o processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, esse livro patenteia as múltiplas facetas dessa transformação, oferecendo um olhar profundo sobre as oportunidades e desafios que emergem com a integração da tecnologia no processo educacional.

Neste livro, são abordados temas cruciais para entender a dinâmica atual do cenário educacional. Discutimos os desafios que educadores, estudantes e instituições enfrentam ao tentar se adaptar a um ambiente cada vez mais digitalizado. Desde a integração de novas tecnologias em sala de aula até a formação de professores para lidar com essas inovações, cada capítulo oferece uma análise detalhada e fundamentada dos obstáculos que precisam ser superados.

Além dos desafios, a obra também destaca as inúmeras oportunidades que surgem com a digitalização da educação. Acesso ampliado ao conhecimento, personalização do ensino, uso de inteligência artificial para suportar processos educativos e a criação de novas formas de interação e engajamento são apenas alguns dos benefícios explorados.

"Transformação Educacional: Desafios e Oportunidades na Era da Sociedade Digital" é um guia essencial para educadores, gestores, estudantes e todos aqueles interessados em compreender como a tecnologia está a moldar o futuro da educação. Com uma abordagem clara e acessível, este livro busca não apenas informar, mas também inspirar ações que possam transformar positivamente a práxis educacional.

                                                                                                                                                                                                           Organizador

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio José de Araújo, Faculdade Interamericana de Ciências Sociais, FICS

Doutorando em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais (FICS); Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University, Flórida, EUA; Licenciado em Biologia (2005) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA; Licenciado em Letras/Português (2016) pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES; Licenciado em Pedagogia (2016) pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER; Licenciado em Geografia (2022) Centro Universitário Internacional - UNINTER e Licenciado em Química (2023) pela UNIASSELVI. Especialista em Biodiversidade Vegetal; Educação Ambiental; Gestão Pedagógica na Escola Básica; Educação, Pobreza e Desigualdade Social; Língua Portuguesa e Literatura; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas ao Mundo do Trabalho. Professor Efetivo de Biologia na Secretaria de Educação Básica do Ceará e Professor Efetivo na Prefeitura Municipal de Tianguá.

Camila Coronado Gonçalves, Universidade Paulista

Mestranda em Comunicação pela Universidade Paulista (Unip); Lattes: http://lattes.cnpq.br/0223990599283962;  ORCID:  https://orcid.org/0009-0008-9602-3456.

Carlos Henrique Abreu dos Santos, UFAM

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática – UFAM; Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7729735356406622.  

Cibele Elias da Silva, FESL

Especialista em Psicopedagogia Institucional (FESL); Lattes: https://lattes.cnpq.br/9093567647229827.

Michael Fernandes de Lima, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University); Lattes: http://lattes.cnpq.br/1323072213718909.

Camila Sabino de Araujo

Doutoranda em Ciências da Educação (FICS); Lattes: https://lattes.cnpq.br/6390289639986455; ORCID: https://orcid.org/0009-0000-7347-9102.  

Vitória Régia Feitosa Gonçalves Costa, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação (FICS); Lattes: http://lattes.cnpq.br/1521263190147466; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0364-2274.

Yara Kirya Brum, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação (FICS); Lattes: https://lattes.cnpq.br/6269369149588866;  ORCID: https://orcid.org/0009-0009-6727-9513.

Marcos Antonio Soares de Andrade Filho, Universidad Europea del Atlántico

Mestrando em Educação - As Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação pela Universidad Europea del Atlántico (Santander, Espanha); Lattes: http://lattes.cnpq.br/3126687554034859; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9695-2326.

Anair Meirelles Quadrado, Must University

Mestra em Educação pela Must University; Lattes: https://lattes.cnpq.br/5853422935914655.

Silvana Aparecida Borges Gonçalves, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University; Lattes: https://lattes.cnpq.br/8353275534226485.

Daiana Soares da Silva

Mestra em Agronomia Tropical (UFAM); Lattes: http://lattes.cnpq.br/4994413203864313.

Carolina Dutra Marques, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação (FICS); Lattes: http://lattes.cnpq.br/6680512018346817; ORCID: https://orcid.org/0009-0001-2947-4344.

Gleiciane Ferreira Batista, UGF

Especialista em Educação Ambiental (UGF); Lattes: https://lattes.cnpq.br/8822420750989125.

Aldicéa Gomes Pereira, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University); Lattes: http://lattes.cnpq.br/9754034261018501.

Jônathas dos Santos Carretero, FICS

Doutorando em Ciências da Educação (FICS); Lattes: http://lattes.cnpq.br/3243411155830000; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9140-8700.

Patrícia da Silva Oliveira, FUTURA

Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Docência no Ensino Superior (FUTURA). Especialista em Metodologias no Ensino de Biologia e Química (FAVENI); Lattes: http://lattes.cnpq.br/5744334500996245.

Gildalva Alves da Silva

Especialista em Gestão Integrada: Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar; Psicopedagogia Clínica e Institucional com Ênfase em Educação; Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Neurociência e Aprendizagem.

Demisa Francisca Pires, ISEIB

Especialista: Psicopedagógia e educação infantil (ISEIB); Lattes: https://lattes.cnpq.br/8277904339287476; ORCID: https://orcid.org/0009-0005-1407-8516.

Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes

Pedagoga e especialista em Psicopedagogia institucional; Lattes: https://lattes: https://lattes.cnpq.br/4073243439810855. ORCID: https://orcid.org/0009-0005-3292-1319.

Uilma Honorato dos Santos, Faveni

Especialista em Psicopedagoga Institucional (Faveni);  Lattes: https://lattes.cnpq.br/4486378420281595.  ORCID: https://orcid.org/0009-0009-4943-5383.

Downloads

Publicado

2024-07-04

Como Citar

Araújo, F. J. de, Gonçalves, C. C., Santos, C. H. A. dos, Silva, C. E. da, Lima, M. F. de, Araujo, C. S. de, … Santos, U. H. dos. (2024). TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA ERA DA SOCIEDADE DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11–304. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/14856

Edição

Seção

E-books

Categorias