TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA ERA DA SOCIEDADE DIGITAL

Autores/as

Palabras clave:

Educação. Transformação. Digital. Desafios. Oportunidades. Sociedade.

Resumen

Vivemos em uma era de rápidas mudanças tecnológicas que impactam todos os aspectos da sociedade, incluindo a educação. "Transformação Educacional: Desafios e Oportunidades na Era da Sociedade Digital" é uma obra que mergulha profundamente na intersecção entre a educação e a tecnologia digital, explorando como as novas ferramentas e métodos estão revolucionando o processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, esse livro patenteia as múltiplas facetas dessa transformação, oferecendo um olhar profundo sobre as oportunidades e desafios que emergem com a integração da tecnologia no processo educacional.

Neste livro, são abordados temas cruciais para entender a dinâmica atual do cenário educacional. Discutimos os desafios que educadores, estudantes e instituições enfrentam ao tentar se adaptar a um ambiente cada vez mais digitalizado. Desde a integração de novas tecnologias em sala de aula até a formação de professores para lidar com essas inovações, cada capítulo oferece uma análise detalhada e fundamentada dos obstáculos que precisam ser superados.

Além dos desafios, a obra também destaca as inúmeras oportunidades que surgem com a digitalização da educação. Acesso ampliado ao conhecimento, personalização do ensino, uso de inteligência artificial para suportar processos educativos e a criação de novas formas de interação e engajamento são apenas alguns dos benefícios explorados.

"Transformação Educacional: Desafios e Oportunidades na Era da Sociedade Digital" é um guia essencial para educadores, gestores, estudantes e todos aqueles interessados em compreender como a tecnologia está a moldar o futuro da educação. Com uma abordagem clara e acessível, este livro busca não apenas informar, mas também inspirar ações que possam transformar positivamente a práxis educacional.

                                                                                                                                                                                                           Organizador

Biografía del autor/a

Fábio José de Araújo, Faculdade Interamericana de Ciências Sociais, FICS

Doutorando em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais (FICS); Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University, Flórida, EUA; Licenciado em Biologia (2005) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA; Licenciado em Letras/Português (2016) pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES; Licenciado em Pedagogia (2016) pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER; Licenciado em Geografia (2022) Centro Universitário Internacional - UNINTER e Licenciado em Química (2023) pela UNIASSELVI. Especialista em Biodiversidade Vegetal; Educação Ambiental; Gestão Pedagógica na Escola Básica; Educação, Pobreza e Desigualdade Social; Língua Portuguesa e Literatura; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas ao Mundo do Trabalho. Professor Efetivo de Biologia na Secretaria de Educação Básica do Ceará e Professor Efetivo na Prefeitura Municipal de Tianguá.

Camila Coronado Gonçalves, Universidade Paulista

Mestranda em Comunicação pela Universidade Paulista (Unip); Lattes: http://lattes.cnpq.br/0223990599283962;  ORCID:  https://orcid.org/0009-0008-9602-3456.

Carlos Henrique Abreu dos Santos, UFAM

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática – UFAM; Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7729735356406622.  

Cibele Elias da Silva, FESL

Especialista em Psicopedagogia Institucional (FESL); Lattes: https://lattes.cnpq.br/9093567647229827.

Michael Fernandes de Lima, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University); Lattes: http://lattes.cnpq.br/1323072213718909.

Camila Sabino de Araujo

Doutoranda em Ciências da Educação (FICS); Lattes: https://lattes.cnpq.br/6390289639986455; ORCID: https://orcid.org/0009-0000-7347-9102.  

Vitória Régia Feitosa Gonçalves Costa, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação (FICS); Lattes: http://lattes.cnpq.br/1521263190147466; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0364-2274.

Yara Kirya Brum, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação (FICS); Lattes: https://lattes.cnpq.br/6269369149588866;  ORCID: https://orcid.org/0009-0009-6727-9513.

Marcos Antonio Soares de Andrade Filho, Universidad Europea del Atlántico

Mestrando em Educação - As Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação pela Universidad Europea del Atlántico (Santander, Espanha); Lattes: http://lattes.cnpq.br/3126687554034859; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9695-2326.

Anair Meirelles Quadrado, Must University

Mestra em Educação pela Must University; Lattes: https://lattes.cnpq.br/5853422935914655.

Silvana Aparecida Borges Gonçalves, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University; Lattes: https://lattes.cnpq.br/8353275534226485.

Daiana Soares da Silva

Mestra em Agronomia Tropical (UFAM); Lattes: http://lattes.cnpq.br/4994413203864313.

Carolina Dutra Marques, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação (FICS); Lattes: http://lattes.cnpq.br/6680512018346817; ORCID: https://orcid.org/0009-0001-2947-4344.

Gleiciane Ferreira Batista, UGF

Especialista em Educação Ambiental (UGF); Lattes: https://lattes.cnpq.br/8822420750989125.

Aldicéa Gomes Pereira, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University); Lattes: http://lattes.cnpq.br/9754034261018501.

Jônathas dos Santos Carretero, FICS

Doutorando em Ciências da Educação (FICS); Lattes: http://lattes.cnpq.br/3243411155830000; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9140-8700.

Patrícia da Silva Oliveira, FUTURA

Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Docência no Ensino Superior (FUTURA). Especialista em Metodologias no Ensino de Biologia e Química (FAVENI); Lattes: http://lattes.cnpq.br/5744334500996245.

Gildalva Alves da Silva

Especialista em Gestão Integrada: Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar; Psicopedagogia Clínica e Institucional com Ênfase em Educação; Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Neurociência e Aprendizagem.

Demisa Francisca Pires, ISEIB

Especialista: Psicopedagógia e educação infantil (ISEIB); Lattes: https://lattes.cnpq.br/8277904339287476; ORCID: https://orcid.org/0009-0005-1407-8516.

Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes

Pedagoga e especialista em Psicopedagogia institucional; Lattes: https://lattes: https://lattes.cnpq.br/4073243439810855. ORCID: https://orcid.org/0009-0005-3292-1319.

Uilma Honorato dos Santos, Faveni

Especialista em Psicopedagoga Institucional (Faveni);  Lattes: https://lattes.cnpq.br/4486378420281595.  ORCID: https://orcid.org/0009-0009-4943-5383.

Publicado

2024-07-04

Cómo citar

Araújo, F. J. de, Gonçalves, C. C., Santos, C. H. A. dos, Silva, C. E. da, Lima, M. F. de, Araujo, C. S. de, … Santos, U. H. dos. (2024). TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA ERA DA SOCIEDADE DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11–304. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/14856

Número

Sección

E-books

Categorías