ENLACES ENTRE RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14848

Palavras-chave:

Relações de gênero. Educação Profissional. Estado do conhecimento.

Resumo

O presente estudo trata-se de um estado do conhecimento acerca da produção científica sobre relações de gênero e Educação Profissional (EP) na plataforma SciELO. Para tanto, a metodologia empregada compreende a seleção dos artigos que discutem esses temas, bem como a análise através da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2006). Foram utilizadas duas ferramentas para facilitar o processo de seleção e análise dos artigos: o gerenciador de referências Zotero e o aplicativo web Rayyan. Os dados obtidos com esse estudo revelam que há uma falha no que diz respeito a igualdade com que a SciELO abarca periódicos, já que a maioria dos artigos encontrados são provenientes do sudeste, centro-oeste e sul do Brasil. Além disso, nos mostra que a maioria dos artigos escritos sobre relações de gênero e educação são de autoria feminina. Por fim, fica evidente a necessidade de produzir mais sobre relações de gênero a fim de enfraquecer progressivamente os determinismos existentes em nossa sociedade em razão do sexo biológico dos sujeitos.

Biografia do Autor

Kelly Aline Hipólito de Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora de química e mestranda em Educação Profissional no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Cristiane de Brito Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora de língua inglesa e doutoranda em Educação Profissional no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. 

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Publicado

2024-07-08

Como Citar

Medeiros, K. A. H. de, & Cruz, C. de B. (2024). ENLACES ENTRE RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 1097–1110. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14848