OS DESAFIOS ENCONTRADOS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO REMOTA E A INCLUSÃO DA TECNOLOGIA NO COTIDIANO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14829Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem. Entrevistas. Ferramentas tecnológicas. Desafios. Cotidiano profissional.Resumo
A educação remota, impulsionada pela pandemia da COVID-19, transformou profundamente o cenário educacional. Este estudo analisa os desafios enfrentados pelos professores nesse contexto, bem como a integração da tecnologia em suas práticas profissionais. Por meio de entrevistas com duas professoras de diferentes áreas e séries de ensino, são exploradas questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias, com respaldo de alguns teóricos que contemplam a temática em questão. Destacamos a relevância do professor no difícil papel de incentivar a autonomia intelectual do aluno na contemporaneidade de maneira pedagogicamente eficaz. No entanto, para isso, é essencial enfrentar os desafios, relacionados à carência no investimento em capacitação contínua dos professores e ao investimento nas escolas para acompanhar os avanços tecnológicos e direcionar o aluno ao uso equilibrado das ferramentas tecnológicas no processo pedagógico. Este estudo contribui para a compreensão das complexidades da educação remota e a inclusão da tecnologia no cotidiano profissional, oferecendo percepções sobre como os professores vivenciam isso, na prática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY