A PERIODIZAÇÃO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM DIÁLOGO COM DERMEVAL SAVIANI
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14821Palavras-chave:
Brasil. Educação. ideias pedagógicas.Resumo
A periodização é uma questão central nos estudos históricos, sendo especialmente complexa e controversa. Este artigo analisa a nova periodização das ideias pedagógicas no Brasil, proposta por Dermeval Saviani em sua obra "História das Ideias Pedagógicas no Brasil". A análise considera os períodos propostos, subdivididos em fases, e discutem suas implicações teóricas e práticas na construção da história da educação no Brasil. A nova periodização oferece uma abordagem mais precisa e abrangente, destacando a hegemonia das ideias pedagógicas em diferentes momentos históricos.
Downloads
Publicado
2024-07-09
Como Citar
Viudes, M. M., Sousa, A. C., Gutierrez, G. L., Bastos, S. F. A. de B., & França , M. S. A. de S. (2024). A PERIODIZAÇÃO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM DIÁLOGO COM DERMEVAL SAVIANI . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 1201–1210. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14821
Edição
Seção
Artigos
Categorias
Licença
Atribuição CC BY