A PERIODIZAÇÃO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM DIÁLOGO COM DERMEVAL SAVIANI

Autores

  • Mateus Martins Viudes Universidade Federal do Paraná
  • André Cristovão Sousa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Giuliana Loffredo Gutierrez Universidade Federal do Paraná
  • Sérgio Felipe Abreu de Britto Bastos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Silvia Almeida de Souza França Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14821

Palavras-chave:

Brasil. Educação. ideias pedagógicas.

Resumo

A periodização é uma questão central nos estudos históricos, sendo especialmente complexa e controversa. Este artigo analisa a nova periodização das ideias pedagógicas no Brasil, proposta por Dermeval Saviani em sua obra "História das Ideias Pedagógicas no Brasil". A análise considera os períodos propostos, subdivididos em fases, e discutem suas implicações teóricas e práticas na construção da história da educação no Brasil. A nova periodização oferece uma abordagem mais precisa e abrangente, destacando a hegemonia das ideias pedagógicas em diferentes momentos históricos.

Biografia do Autor

Mateus Martins Viudes, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente da Educação Básica.

André Cristovão Sousa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Docente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo e Docente da Educação Básica.

Giuliana Loffredo Gutierrez, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora da Educação Básica.

Sérgio Felipe Abreu de Britto Bastos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (IFMG). Professor do Instituto Federal de Minas.

Maria Silvia Almeida de Souza França , Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo

Mestra em Projetos Educacionais de Ciências pela (EEL-USP). Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo. Docente do Ensino Superior na Faculdade Tecnologia de SP - FATEC-Pindamonhangaba.  Coordenadora de Gestão Pedagógica da Educação Básica.

Downloads

Publicado

2024-07-09

Como Citar

Viudes, M. M., Sousa, A. C., Gutierrez, G. L., Bastos, S. F. A. de B., & França , M. S. A. de S. (2024). A PERIODIZAÇÃO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM DIÁLOGO COM DERMEVAL SAVIANI . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 1201–1210. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14821