A METODOLOGIA ATIVA PEER INSTRUCTION: ORIGEM, APLICAÇÃO E OS BENEFÍCIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14748Palavras-chave:
Metodologia Ativa. Peer Instruction. Ensino e Aprendizagem. Prática Docente.Resumo
O contexto educacional contemporâneo desafia os professores a abandonarem suas zonas de conforto, demandando inovações em suas práticas pedagógicas para satisfazer um alunado cada vez mais exigente e imediatista. Neste panorama, as metodologias ativas emergem como instrumentos valiosos para auxiliar os educadores na tarefa de aprimorar a qualidade do ensino e, por conseguinte, atender às necessidades da nova geração de estudantes. Este estudo objetivou investigar a metodologia ativa Peer Instruction, analisando sua gênese, implementação e os benefícios que pode proporcionar à prática docente. Buscou-se compreender como essa estratégia pedagógica pode fomentar o desenvolvimento de competências críticas e colaborativas em contextos educativos, tanto presenciais quanto virtuais, e avaliar seus impactos no processo de ensino-aprendizagem. Para atingir os propósitos desta pesquisa teórica, optou-se por uma Revisão de Literatura, realizada através de um levantamento bibliográfico sobre o tema. Os resultados indicam que a metodologia Peer Instruction é de implementação pragmática, adaptável às realidades discentes, de custo acessível e promove resultados expressivos no binômio ensino-aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY