ALIENAÇÃO PARENTAL: REVOGAÇÃO DA LEI DE REGÊNCIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

Autores

  • Isadora Camila de Amorim Sousa Centro Universitário Santo Agostinho
  • Jhon Kennedy Teixeira Lisbino Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14266

Palavras-chave:

Alienação parental. Menor. Criança.

Resumo

Tendo em vista a importância do tema alienação parental, o presente trabalho visa discutir acerca do que é a alienação parental, que é um fenômeno que vem ocorrendo há mais tempo do que se possa imaginar, e consiste no ato de que, geralmente após um rompimento matrimonial, um dos pais coloca o filho ou menor da qual são responsáveis contra o outro, fazendo com que a criança ou adolescente tome partido de um dos lados por começar a enxergar o outro pai ou responsável sob a ótica do alienador. Para que se possa entender mais sobre esse fenômeno o presente trabalho também disserta sobre os conceitos de filiação e alienação parental, maternidade/paternidade e parentalidade positiva, bem como a relação entre os direitos da criança e adolescente com a lei de alienação parental. Por fim, o trabalho também mostra o movimento que busca atualmente a revogação da lei de alienação parental.

Biografia do Autor

Isadora Camila de Amorim Sousa, Centro Universitário Santo Agostinho

Bacharelanda do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA).

Jhon Kennedy Teixeira Lisbino, Centro Universitário Santo Agostinho

Professor Universitário (UNIFSA), Mestre em Criminologia pela Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal). Especialista em Direito Constitucional. Diretor de Eventos e Relações Institucionais da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESAPI). Advogado na Sociedade Moacy leal.

Downloads

Publicado

2024-05-28

Como Citar

Sousa, I. C. de A., & Lisbino, J. K. T. (2024). ALIENAÇÃO PARENTAL: REVOGAÇÃO DA LEI DE REGÊNCIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 5768–5781. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14266