SCREENAGERS: IMPACTOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Ítalo Martins Lôbo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Alberto da Silva Franqueira Must University-MUST
  • Cícero Alexandro Diniz Rodrigues Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Solayne Gomes Maciel Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14201

Palavras-chave:

Screenagers. Geração Z. Tecnologia. Docência. Ensino-aprendizagem.

Resumo

Os adolescentes que são considerados nativos digitais são chamados de Screenagers. São considerados nativos digitais por desde a tenra infância já estarem inseridos em um contexto histórico e ambiental repleto de tecnologias, sendo que nas gerações anteriores não se tinha esta determinada configuração, citando como exemplo os Baby Boomers, geração X e geração Y, que até convivem com as tecnologias da informação e comunicação, mas que não são tão naturais quanto os da geração Z. O objetivo desta pesquisa constituiu-se da busca por compreender quais os desafios na área educacional e da docência diante desta geração nativa digital, bem como compreender quais podem ser seus impactos e possibilidades diante do processo de ensino-aprendizagem. Através da metodologia da revisão de literatura buscou-se por periódicos e livros que englobassem a temática norteadora. Os resultados apontaram para a presença das tecnologias no contexto educacional como um fator quase natural, através dos próprios screenagers realizando a inserção e ainda que não fossem idealizados no processo de integração a educação. Um desafio identificado e evidenciado se dá pela atualização do docente. Para o docente a constante atualização pode ser penosa, um dos apontamentos possíveis se dá pela falta de referência de constante evolução tecnológica, algo básico, comum e rotineiro para a geração dos screenagers. Através das tecnologias também pode se compreender o uso de metodologias que mudam o papel do professor, saindo de um papel de único detentor de conhecimento, passando para um papel de mediador que poderá proporcionar experiências únicas de aprendizado.

Biografia do Autor

Ítalo Martins Lôbo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Alberto da Silva Franqueira, Must University-MUST

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação,  Must University (MUST).

Cícero Alexandro Diniz Rodrigues, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestrando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Solayne Gomes Maciel Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestranda em Sociologia, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Downloads

Publicado

2024-05-23

Como Citar

Lôbo, Ítalo M., Franqueira, A. da S., Rodrigues, C. A. D., Santos, S. M. A. V., & Oliveira, S. G. M. (2024). SCREENAGERS: IMPACTOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 4675–4682. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14201