INSERÇÃO DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM NO PROGRAMA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA: ESTUDO DE REFLEXÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14123

Palavras-chave:

Pesquisa em Enfermagem. Enfermagem e Iniciação Científica.

Resumo

Introdução: O graduando de enfermagem necessita apoiar-se na formação da construção de conhecimento científico para garantir uma assistência adequada e qualificada para a população à qual assistirá. Objetivo: Este estudo tem o propósito de reunir informações para ajudar e fomentar a importância que a pesquisa científica poderá ter na vida do graduando após a sua formação.  Metodologia: Realizou-se uma revisão integrada da literatura, objetivando coletar e resumir o conhecimento científico já desenvolvido sobre esta temática para melhor compreendê-la. Análise e discussão dos resultados: A pesquisa demonstra que há uma importância significativa para incorporar o programa de iniciação científica nas universidades. Deste modo, ao agregar os programas de iniciação científica, o Brasil possibilitou a abertura para uma vivência no ensino, pesquisa e extensão. Portanto, transformando o aluno pesquisador mais crítico e técnico. A enfermagem segue demonstrando que obtém uma gama de produção científica, sendo uma das profissões que mais pesquisam. Conclusão: Por fim, destaca-se que o programa possibilita que seja criada uma nova perspectiva, forma de pensar, agir e abre um leque de possibilidades, melhores oportunidades profissionais, maior embasamento para a assistência dos profissionais que estão na linha de frente da saúde.

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Biografia do Autor

Emanuelly Soares Barbosa da Silva, Universidade Iguaçu

Acadêmico de Enfermagem da Universidade Iguaçu. https://orcid.org/0009-0004-2357-7205; http://lattes.cnpq.br/5294733358371677.

Michelly Cristina do Espírito Santo, Universidade Iguaçu

Acadêmico de Enfermagem da Universidade Iguaçu. Orcid: https://orcid.org/0009-0002-3672-8266 Lattes: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=69562B6FEE9B1D3595C75DE77110B1F7#

 

Gabriel Nivaldo Brito Constantino, Universidade Iguaçu

Acadêmico de Enfermagem da Universidade Iguaçu. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9129-1776  Lattes: https://lattes.cnpq.br/6012963939507446.

Milena Maria da Silva Acioli, Universidade Iguaçu

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Iguaçú; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4558-8333; Lattes: http://lattes.cnpq.br/7690026121090771.

Pietro Henrique Benevides Pedrosa, Universidade Iguaçu

Acadêmico de Enfermagem da Universidade Iguaçu. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8893-2184. 

Ane Raquel de Oliveira, Universidade Iguaçu

Acadêmico de Enfermagem da Universidade Iguaçu. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0242-1856; Lattes: https://lattes.cnpq.br/2643935534675833.

Camila de Sousa Martins Isaias, Universidade Iguaçu

Acadêmico de Enfermagem da Universidade Iguaçu. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-9108-6670.

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Mestre e Doutorando pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF, Niterói/RJ. Pós-Graduado em Alta Complexidade com ênfase em CTI (UNIGRANRIO); Saúde da Família (UNIRIO); Informática em Saúde (UNIFESP); Nefrologia Multidisciplinar (UFMA); Pediatria e Neonatologia (FAVENI); Enfermagem em Oncologia (IBRA); Gestão de Redes de Atenção à Saúde (FIOCRUZ); Enfermagem em Estomaterapia (UERJ). Docente do Curso de Graduação em enfermagem e Pós-graduação em Enfermagem em Obstetrícia; CTI e Emergência; Neonatologia e Pediatria da Universidade Iguaçu; Docente na Pós-graduação em Estomaterapia da UERJ; Docente do Curso de Pós-graduação da Faculdade Bezerra de Araújo.

 

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

Silva, E. S. B. da, Santo, M. C. do E., Constantino, G. N. B., Acioli, M. M. da S., Pedrosa, P. H. B., Oliveira, A. R. de, … Ribeiro, W. A. (2024). INSERÇÃO DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM NO PROGRAMA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA: ESTUDO DE REFLEXÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 4957–4978. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14123