PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS: UM OLHAR SOB A ÓTICA DOS ERROS E RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA

Autores

  • Laryssa Santos Rodrigues Faculdade Uniron
  • Jennifer Alves Rates Gomes Faculdade Uniron

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13984

Palavras-chave:

Responsabilidade Civil. Obrigação de Meio e de Resultado. Cirurgia Plástica.

Resumo

Pesquisa-se sobre a responsabilidade civil médica na relação contratual médico-paciente, especificamente em procedimentos estéticos, com o intuito de averiguar a responsabilidade civil dos médicos nos casos de danos estéticos. Para tanto, faz-se necessário descrever o erro médico por meio de uma abordagem geral relacionada à obrigação de meio e de resultado, por fim, trata-se da responsabilidade civil em caso de erro médico em caso de cirurgias reparadoras e embelezadoras. Analisa-se a responsabilidade civil e seus elementos, além disso apresenta-se explicação sucinta sobre dano material, moral e estético, seguida de uma análise  sobre as espécies de responsabilidade e suas causas excludentes. Identifica-se a responsabilidade civil médica por dano estético, estabelecendo os deveres dos médicos e dos pacientes durante o período do tratamento. Por último, realiza-se uma análise do entendimento do Código de Defesa do Consumidor nessa relação jurídica. Primeiramente faz-se uma abordagem teórica acerca da responsabilidade civil no ordenamento pátrio brasileiro. Em seguida, passa-se a diferenciação da cirurgia plástica reparadora da cirurgia plástica embelezadora e as suas obrigações quanto ao resultado. Observa-se duas correntes doutrinárias. Uma majoritária em que defende que a obrigação da intervenção médica é de resultado, pois tem-se um indivíduo saudável que se submete a procedimento estético pré-determinado. Será realizada a metodologia de pesquisa bibliográfica. Quanto à abordagem a ser utilizada no artigo científico, será pesquisa qualitativa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laryssa Santos Rodrigues, Faculdade Uniron

Laryssa Santos Rodrigues, graduanda em Direito pela Faculdade Uniron– Porto Velho-RO, autora do presente artigo.

Jennifer Alves Rates Gomes, Faculdade Uniron

Jennifer Alves Rates Gomes, Professora orientadora do presente artigo científico e, professora pela Faculdade Uniron – Porto Velho-RO. 

Downloads

Publicado

2024-05-27

Como Citar

Rodrigues, L. S., & Gomes, J. A. R. (2024). PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS: UM OLHAR SOB A ÓTICA DOS ERROS E RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 5208–5237. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13984