A SOCIEDADE REFÉM DO CONSUMO E CONSUMISMO: AS PESSOAS PASSAM ADQUIRIR PRODUTOS ALÉM DO ESSENCIAL PARA SOBREVIVÊNCIA

Autores

  • Tiago Escame Gimiliani Christian Business School
  • Alva Valéria Moro Labs Christian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13791

Palavras-chave:

Sociedade. Refém. Consumo e consumismo. Produtos. Sobrevivência.

Resumo

O presente artigo busca fazer uma análise do consumo e consumismo dos indivíduos, caracterizada pelas marcas do capitalismo sendo responsável por direcionar a vida da sociedade, com precedentes causadas pelo excesso de consumo e produção de bens, consumindo e comprando produtos desnecessários para sobrevivência. Na sociedade contemporânea há um consumismo exacerbado de bens, produtos e serviços, Jean Baudrillard (2008) chama essa sociedade de “Sociedade de Consumo”, segundo o autor há um aumento significativo no surgimento de bens, produtos e serviços, a Sociedade de Consumo vive em uma sociedade que cultua e admira sempre o novo, favorecendo assim esse surgimento de novos objetos em uma velocidade impressionante, assim como vivemos numa Sociedade de Consumo vivemos também em uma “sociedade de desperdício”, evidenciando assim a frequente necessidade de obter algo novo: “Todas as sociedades desperdiçaram, dilapidaram, gastaram e consumiram sempre além da estriti necessário, pela simples razão de que é no consumo do excedente e do supérfluo que tanto o individuo como a sociedade, se sente não só existir, mas viver. (BAUDRILLARD, 2008, p.40) A melhor definição para pensar a sociedade atual é a de uma “Sociedade de Consumidores”, entretanto, não falamos do consumo natural e necessário para a sobrevivência, mas aquele consumo desnecessário, criado pela publicidade, indicado por símbolos e avalizado pela moda e pela padronização que o capitalismo propõe. A sociedade consumista se relaciona a um novo modelo de socialização, baseado na perda de valores essenciais para o ser humano real, ou seja, a valorização de sentimentos e ideais que sejam importantes para a vida em grupo, em família, enfim, em sociedade. Quando falamos de consumo e consumismo, que são sendo palavras usadas hodiernamente e que traduzem práticas do dia a dia dos indivíduos para satisfazer as suas necessidades. As necessidades humanas, desde os primórdios da humanidade, onde o indivíduo teve que se adaptar ao meio ambiente para, sobretudo satisfazer as necessidades básicas. No decorrer da história da humanidade vemos acontecimentos na busca da satisfação por suas necessidades.

Biografia do Autor

Tiago Escame Gimiliani, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação pela Christian Business School (2022), Flórida/ E.U.A.- possui graduação em Tecnologia (CRQ) pela Faculdade de Tecnologia Estudante Rafael Almeida Camarinha de Marília/ SP (2009), Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação de São Paulo (2014), é formado em Letras 2º Licenciatura (2022), Mestre dupla titulação pela Universidad Europea del Atlántico da Espanha/ Santander - Uneatlantico e pela Unicid/ SP (2022), Especialista em Educação Ambiental pela UNICID/ SP (2010), Especialista em Formação EAD do Ensino Fundamental ao Ensino Superior pela Universidade Paulista de Assis/ SP (2020), Especialista em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica e Educação Especial e Inclusiva (2021), Especialista em Gestão Escolar com ênfase em Administração, Coordenação Pedagógica, Supervisão e Inspeção Escolar pela Faceminas (2022), é especialista em Ludopedagogia e Literatura na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2021), atuou como Diretor Escolar e Vice Diretor nos anos de 2016 a 2019, foi coordenador pedagógico e formador de Professores de Alfabetização na cidade de Tarumã/SP nos anos de 2016 a 2021. Atuou como Professor de Educação Especial no Estado de São Paulo na cidade de Candido Mota, tem experiência na área de Educação há mais de 16 anos, foi coordenador pedagógico do SESI de Ourinhos/ SP, atualmente é Analista Técnico Pedagógico do SESI- SP (2022- 2024).

Alva Valéria Moro Labs, Christian Business School

Doutoranda em Ciências da Educação pela Christian Business School (2023), Flórida/ E.U.A.Mestre (Ms) em Educação pela Universidad Europea del Atlântico Especializado em Formação de Professores (2023).Cursou o Ensino de 2º Grau (1979); Concluiu o Curso Normal(2005), Licenciada em Pedagogia(2002); Geografia(2024), Letras (2023) Artes Visuais(2023) e Educação Especial (2023)Pós Graduada “Lato Sensu” em: Neuroaprendizagem (2016); Literatura Brasileira(2015); Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância(2014); Alfabetização e Linguagem(2014); Educação para as Relações Étnico-Raciais(2013); Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Escolar(2012); Educação infantil(2012); Psicomotricidade(2008); Alfabetização e Educação Infantil Inclusiva(2006); Psicopedagogia Clínica e Institucional(2005); Interdisciplinaridade e Transversalidade em Educação: Um Projeto em Construção (2003); Altas Habilidades ou Superdotação (2019); Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica(2022); Avaliação no Contexto Escolar (2022); Educação Ambiental(2022) e Literatura Infantil(2022). Extensão em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2010).

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador: Doutor em biologia pela UFRPE. Mestre em biologia pela UFPE. Doutor em biologia pela UFPE. Atualmente é Professor Dr. na Christian Business School.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Gimiliani, T. E., Labs, A. V. M., & Coutinho, D. J. G. (2024). A SOCIEDADE REFÉM DO CONSUMO E CONSUMISMO: AS PESSOAS PASSAM ADQUIRIR PRODUTOS ALÉM DO ESSENCIAL PARA SOBREVIVÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1672–1679. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13791